Alunos são premiados em concurso de desenho
Em 2014 o município envolveu alunos das quintas séries da Rede Municipal de Ensino em uma atividade com as mulheres pertencentes ao Projeto “Cheiro de Alfazema, que cultivam a alfazema e com a matéria prima desenvolvem belos trabalhos, que são comercializados.
Os alunos foram a campo, acompanharam as mulheres e receberam uma missão. Fazer um desenho com base no que viam, sendo que a imagem dos três melhores trabalhos seriam bordados nos materiais comercializados e os autores receberiam como premio um tablet.
A divulgação dos trabalhos vencedores e a entrega da premiação aconteceu na última quarta-feira no CEME. Os alunos Vitor Saimon Dias, Isadora Cristina Santin e Natan Felipe Alves tiveram seus desenhos escolhidos e receberam o premio da administração municipal.
A iniciativa aconteceu em uma parceria com o SEBRAE, através de sua consultora Rosana Furmam, que desde 2013 acompanha o trabalho das mulheres cheiro de Alfazema e auxilia na produção e na venda dos produtos. Segundo ela foi uma forma de envolver as crianças e promover um artigo com os traços da gente e da cultura local.
O projeto com a alfazema foi idealizado em 2007 pelo atual prefeito Lucimar Salmória, que na época era vice-prefeito, após retornar de uma viagem oficial ao Chile. Lá, ele recebeu a informação de que 80% do óleo essencial utilizado na indústria brasileira é importado, por isso ele resolveu apostar na ideia e apoiar as interessadas em trabalhar com a planta.