Esta quinta-feira, 15 de setembro, marca o Dia Internacional da Democracia. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) aproveita o momento para lembrar da importância da democracia no contexto local, onde as mais de cinco mil cidades brasileiras estão inseridas. Para a entidade, a democracia é um processo que só pode ser alcançado com o apoio de todos.
Prova disso é que as novas agendas globais reconhecem a necessidade de discussão junto aos governos locais. Como a Confederação tem mencionado ao longo dos anos, os Municípios são os Entes federados que estão em contato direto com a comunidade e, portanto, conhecedores de suas verdadeiras demandas.
Devido à essa proximidade, os Municípios são os Entes que possuem mais chances de desenvolver estratégias que impactem positivamente a população. “É no Município onde tudo acontece. É no Município onde o cidadão mora, onde ele tem acesso à Saúde, à Educação. Não é no Estado e nem União”, reforça o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.
Assim, os Municípios são indispensáveis para que se possa avançar em questões importantes, como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O objetivo de número 16, por exemplo, está focado em promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Também se faz necessária a participação dos gestores municipais para por em prática a Agenda 2030. Ela diz respeito ao fim da pobreza em todos os níveis, à redução da desigualdade e da injustiça e às mudanças climáticas, garantindo um futuro melhor para as próximas gerações.
Iniciativa municipalista
Por compreender a importância da democracia local, a CNM iniciou uma parceria com a Articulação de Redes Territoriais do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (ART-Pnud). Chamado de Localizando os ODS, o projeto busca trazer esses objetivos para a realidade brasileira, incentivando os Municípios a buscarem formas de atingir as metas propostas.
Ainda dentro da temática da democracia local e papel dos governos municipais, a CNM incentiva a participação nos debates e eventos globais como a Conferência Mundial de Líderes Locais e Regionais em Bogotá entre os dias 12 e 15 outubro.
Fonte: Portal CNM