Cinco prefeitos da AMPLASC estiveram presentes em Brasília para assinar o termo de adesão do programa Internet para Todos lançado na segunda-feira (12) pelo Governo Federal. Neste primeiro momento Brunópolis, Campos Novos, Monte Carlo, Vargem e Zortéa vão receber os equipamentos de transmissão da internet.
No segundo semestre do ano, os demais municípios da região, que já haviam demonstrado interesse devem ser contemplados. O programa ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) busca prover acesso à banda larga em localidades sem conexão.
O presidente da AMPLASC e prefeito de Campos Novos, Silvio Alexandre Zancanaro, durante a cerimônia destacou em rede social: “uma conquista para vários municípios e através deste convênio iremos levar pra mais de 16 comunidades do nosso interior a internet banda larga”. No Celeiro Catarinense o sinal estará disponível a partir de maio nas localidades de Aguapé, Assentamentos 30 de Outubro e Sepé Tiaraju, Barra do Leão, Bela Vista, Corredeira, Dal Pai, Encruzilhada, Espinilho, Fazenda Velha, Guarani, Ibicuí, Reassentamentos Nova Machadinho e Gerasul, ainda Serraria Pacheco e Serraria Weiss.
O Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) irá fornecer a conectividade e permitir a abrangência nacional da iniciativa. As prefeituras participantes não terão custo com a instalação das antenas pela Telebras. O programa recebeu R$ 3 bilhões em investimentos do Governo Federal e pode beneficiar 2.408 cidades.
Entre os presentes na solenidade o Presidente da República, Michel Temer, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab entre outras autoridades do Governo Federal. Na platéia 2.471 prefeitos entre eles: Ademil Antonio da Rosa (Brunópolis), Silvio Alexandre Zancanaro (Campos Novos), Sônia Vedovatto (Monte Carlo), Milena Becher (Vargem) e Alcides Mantovani (Zortéa).
Fonte: Assessoria de Comunicação da AMPLASC