Durante este mês de abril os sete municípios que compõe a AMPLASC vão intensificar os preparativos rumo a 3ª edição da CONAE (Conferência Nacional de Educação). Neste sentido, uma das etapas importantes deste processo é o Fórum Municipal cujo objetivo é ser o canal de comunicação entre a população e o poder público.
Na última sexta-feira (06) reunião extraordinária do Colegiado de Educação da Associação tratou sobre o desenvolvimento desta fase. Segundo o Secretário Executivo da AMPLSAC, “como cada município precisa realizar seu Fórum e o prazo para concluir é curto, até 30 de abril, aqui cabe salientar a importância deste Colegiado para soma de experiências e busca de uma um planejamento conjunto.”
O município de Monte Carlo que se encontra num estágio avançado, ou seja, com a programação, cronograma e os eixos definidos para discussão perante a comunidade serviu de referência para as demais Secretarias de Educação da região. As informações foram repassadas pela Secretária Marlei Vedovatto e Técnica Rita de Cássia Vicente Flesch da pasta de Educação de Monte Carlo.
Este espaço de discussão acontece nas Escolas envolvendo Educadores, famílias e representantes da Sociedade Civil com base nos eixostemáticos com base no Documento-Referência do CONAE..
O resultado desta etapa acontecerá com a realização da Conferência Municipal de Educação.
Saiba Mais:
O Fórum é um instrumento importante para debater as políticas educacionais e propor e encaminhar essas políticas em todo o país conforme estabelece o Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/ 2014 – PNE).
As discussões dos Fóruns e Conferências Municipais vai refletir na Conferência Nacional de Educação (Conae) de 2018 marcada novembro.
O tema desta 3ª edição será: “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação – PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.
Nas edições anteriores, em 2010 e 2014, a CONAE mobilizou milhões de brasileiros, envolvidos com a Educação Básica e Superior e do mais vasto espectro de instituições nacionais.
Fonte: Assessoria de Comunicação da AMPLASC