You are currently viewing AMPLASC realiza 1ª reunião do ano do Colegiado de Contadores e Controladores Internos
Contadores e Controladores Internos da região

AMPLASC realiza 1ª reunião do ano do Colegiado de Contadores e Controladores Internos

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Foi realizada nesta quinta-feira (12) a primeira reunião do ano do Colegiado de Contadores e Controladores Internos da AMPLASC.  As discussões foram conduzidas pelo Secretário Executivo da Associação, Luciano Angonese, que demonstrou a satisfação de retomar as atividades do grupo.

Embora se diferencie de outros Colegiados, por tratar de assuntos técnicos e não de gestão os encontros terão o acompanhamento de um técnico responsável, Luciano Angonese (Contador de formação) e um dos prefeitos da AMPLASC,  sendo o Sr. Alcides Mantovani do município de Zortéa.

A reunião serviu para o compartilhamento de experiências e a organização interna do Colegiado tendo sido eleita na oportunidade a nova Diretoria para o ano de 2018, assim composta:

Presidente: James Adalcio Dos Santos (Controlador Interno – Pref. Campos Novos)

Vice-Presidente: Helton J.C. Santos (Contador – Câmara de Monte Carlo)

1º Secretário: Deise S. Pires (Contadora – Pref. Campos Novos)

2º Secretário: Giovani Luiz Alvarenga (Contador – SAMAE Campos Novos)

Entre os temas abordados o e-Social (sistema informatizado da Administração Pública que substituirá diversos outras declarações, e tem prazo de 01/01/2019 para entrar em vigência para órgãos públicos), o Arquivo Digital de Documentos Públicos, a exigência de CNPJ próprio das Secretarias de Educação para movimentar os recursos do FUNDEB, a orientação do TCE/SC sobre necessidade de Controlador Interno nas Prefeituras e Câmaras de Vereadores e, ainda a decisão recente que autoriza Prefeituras a operar com Cooperativa de Crédito.

Entre os presentes acredita-se que esta medida, estabelecida pela Lei Complementar 161, de 4 de Janeiro de 2018, possa facilitar a gestão financeira de municípios onde não há agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil nas quais, até então, as prefeituras eram obrigadas a realizar a quase totalidade das suas operações bancárias.

O encontro encerrou com a confirmação da próxima reunião agendada para maio.

Fonte: Assessoria de Comunicação da AMPLASC