Definir ações conjuntas para minimizar os transtornos ao Poder Público Municipal em razão da Paralisação Nacional dos Caminhoneiros dos últimos dias. Foi com este objetivo que o presidente da AMPLASC, Silvio Alexandre Zancanaro, convocou reunião extraordinária com os demais prefeitos da região no final da tarde deste domingo (27) na sede da Associação.
A principal preocupação das Administrações, no momento, concentra-se na falta de combustíveis para manutenção dos trabalhos de algumas Secretarias de Governo. A situação reflete também na rotina de dois Gestores Municipais, Ademil Antonio da Rosa (Prefeito de Brunópolis) e Alcides Mantovani (Prefeito de Zortéa) ausentes na reunião devido a impossibilidade de abastecimento de seus carros oficiais.
Após relato particular da situação de cada município o Colegiado de Prefeitos decidiu por ações conjuntas de contingenciamentos de serviços até o fim da paralisação. Confira:
Saúde – Em consenso os serviços de emergência e urgência na área terão prioridade. Haverá esforço para otimizar a viagem de pacientes da região no mesmo veículo.
Educação – A maioria dos municípios manterão as atividades de ensino até quarta-feira (30). Com exceção de Vargem que já cancelou as aulas nas unidades escolares e, Campos Novos reavaliará a situação na segunda-feira (28).
Transporte Escolar – Serviço cancelado em Vargem. Nos demais segue normalmente até quarta-feira (30). Campos Novos vai reavaliar segunda-feira (28).
Merenda Escolar – Estoque garantido para a semana em todos os municípios.
Combustível – Estoque atual de Gasolina e Diesel reservados a necessidades da Saúde.
Agricultura – Trabalhos paralisados. Municípios analisam Decreto de Situação de Emergência.
Coleta de Lixo – Apenas Celso Ramos mantém o serviço. Os demais suspenderam.
Ainda durante a reunião outra preocupação manifestada pelos Prefeitos relaciona-se com a regularidade de alguns servidores que moram em outro município e precisam deslocar-se diariamente para trabalhar. Os prefeitos ainda decidiram decretar ponto facultativo de Corpus Cristhi quinta-feira (31) e sexta-feira (01).
Diante do atual contexto, a queda na arrecadação municipal através de alguns impostos como ISS, ICMS entre outros, já gera preocupação nos prefeitos da região. O presidente da AMPLASC não descarta a convocação de outra reunião do Colegiado caso não haja acordo entre o Governo Federal e as lideranças dos Caminhoneiros.
Fonte: Assessoria de Comunicação da AMPLASC