Nesta quinta-feira (28) aconteceu mais uma reunião do Colegiado de Saúde da AMPLASC. A oportunidade serviu para discussão de assuntos de interesse comum entre os municípios da região. Os trabalhos foram conduzidos pelo Secretário Executivo da associação, Luciano Angonese, que abordou com o Secretariado de Saúde uma pauta que contemplou desde a forma de transporte, a hospedagem e o encaminhamento de pacientes a Hospitais de referência no Estado.
Ficou acordado a formalização de ajuda mútua entre os municípios na questão de carona de pacientes quando deslocamento no destino de atendimento hospitalar. Sobre o programa Mais Médicos do Governo Federal, onde há profissionais de Cuba, Argentina e Brasileiros formados no exterior atuando na região na qual os Secretários manifestaram interesse no continuísmo deste programa mas, com ressalva para que o cumprimento integral no horário de atendimento independente do número de atendimentos nos municípios.
Também foi discutido sobre os encaminhamentos na área de Ortopedia visto que Hospital credenciado pelo Estado é de Concórdia mas, o mesmo recusa-se em prestar o serviço. Neste sentido, destaque para o estudo de Câmara Técnica da área que sugere o credenciamento de outro Hospital do Meio-Oeste Catarinense para a demanda reprimida correspondendo a cerca de 200 pacientes nos 20 municípios da região.
Com relação a “a Casa da Região” em Florianópolis não há consenso na utilização da mesma pelos municípios da AMPLASC. Ainda houve a discussão sobre o repasse de recursos ao Hospital Dr. José Athanásio de Campos Novos, para atendimento de urgência e emergência. A preocupação manifestada pelos Secretários de Saúde condiz com o “Mutirão de Cirurgias” eletivas visto que a seria interessante os Hospitais da região prestarem este serviço levando em consideração a especialidade emergente nos municípios.
A reunião do Colegiado de Saúde da AMPLASC oportunizou também a representantes do SENAC para apresentação de duas propostas de qualificação do corpo técnico e de gestão das Secretarias de Saúde dos 7 municípios com vista a aprofundar o conhecimento visando promoção de Saúde preventiva.
Fonte: Assessoria de Comunicação da AMPLASC