Como transformar a demanda Potencial da região em demanda Real turística? Este foi o desafio lançado pelo superintendente de Turismo de Florianópolis-SC, Vinícius de Lucca Filho, aos delegados e suplentes que participam da elaboração do Plano Municipal de Turismo (PMT) com ênfase Regional do SENAC/AMPLASC. Durante sua abordagem em Campos Novos nesta quarta-feira (29) o especialista buscou extrair a segmentação de turismo possível de ser operacionalizado na região.
A metodologia emprega para chegar a este objetivo considera o descarte de dois errôneos conceitos: de que é preciso “arrumar a casa” para receber turistas e de que o Turismo é “divisor de águas” para o desenvolvimento de um município ou região.
Vinícius explica que pela atual conjuntura econômica os municípios têm uma série de necessidades para atender a população e, nenhum esta 100% em Saúde, Educação, Esporte etc, ou seja, é impossível pensar em estruturar o turismo após atingir a plenitude em outras áreas. Para ele “o turista vem se tem o que fazer mesmo que aquele destino tenha alguns problemas de infraestrutura.”
Contestando o que foi propagado no passado Vinícius ressalva que “o turismo não salva uma cidade” e não deve ser encarado como “divisor de águas” no município justificando que o Turismo é um componente importante na atividade econômica na localidade onde esta inserido mas, deve ser inserido como um complemento de renda.
A experiência de 10 anos como Professor de Turismo do IFSC e Conselheiro do Estado de Turismo de 2013 a 2017 faz concluir que os próprios moradores da região sabem melhor do que qualquer consultor ou pessoa de fora o que de fato deve ser mostrado como atrativo turístico. “Pelas informações colhidas até o momento a região da AMPLASC tem potencialidades a serem trabalhadas por exemplo Campos Novos pode-se aproveitar o Ecoturismo (Trilhas e Cachoeiras) e Abdon Batista o Turismo Náutico (construção da Marina) e os outros municípios podem trabalhar a questão da Hidrelétrica”, concluiu Vinícius de Lucca Filho.
A missão desta etapa realizada em Campos Novos foi transformar tais recursos em atrativos, de modo a constituírem roteiros e produtos turísticos, utilizando a segmentação como estratégia principal. O encontro aconteceu das 9 as 17 horas no auditório da ACIRCAN/CDL e contou na abertura com a presença do Presidente da AMPLASC, Silvio Alexandre Zancanaro (Prefeito de Campos Novos) e durante o dia os participantes puderam conferir na Praça Lauro Muller o trabalho do projeto “Trailers da Agricultura Familiar” com a comercialização de artesanatos e alimentos orgânicos cultivados pelos produtores locais.
A próxima reunião de construção do Plano Municipal de Turismo (PMT) com ênfase Regional desenvolvido pelo SENAC com o apoio da AMPLASC esta marcado para 19 de setembro no município de Monte Carlo.
Fonte: Assessoria de Comunicação da AMPLASC