You are currently viewing Serviços Ambientais da AMPLASC viram temas de TCCs
Córregos existentes no perímetro urbano de Campos Novos

Serviços Ambientais da AMPLASC viram temas de TCCs

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Os serviços prestados pela AMPLASC em prol da preservação do Meio Ambiente em sua região de abrangência foram temas de 3 (três) Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)  por estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).  As defesas das bancas ocorreram no último dia 10 de agosto sendo bem avaliados pelos professores especialistas na área.

A temática escolhida pelo Engenheiro Ambiental da AMPLASC, Rodrigo Silva, é o projeto em desenvolvimento no município de Monte Carlo, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETA), através do Sistema de Wetlands. O método conhecido também como jardins filtrantes ou filtros de areia plantados, é utilizado em vários países para recuperação dos recursos hídricos e recomendado, inclusive, para tratamento secundário e terciário no esgoto urbano.  Esse sistema é uma alternativa tecnológica interessante para tratamento de esgoto pelo seu baixo custo de instalação e operação e por ser mais “sustentável” tendo em vista que não utiliza produtos químicos e a biomassa gerada pelas plantas pode ser reutilizada como adubo e ração animal, entre outras vantagens.  

Outro TCC  abordou  a Recuperação de Nascentes a partir do Modelo  Caxambu como nova alternativa para as propriedades rurais do município de Abdon Batista. O trabalho apresentando pelo Engenheiro Agrônomo e Coordenador Ambiental do município, Odair Rogério Rosa, conseguiu alcançar os objetivos através do plantio de mudas nativas para recompor a vegetação ciliar, a proteção da nascente através da construção da cerca por um raio de 15 metros ao redor da fonte seguindo as premissas do Código Florestal Brasileiro e o método  Caxambu da EPAGRI. O modelo de baixo custo de implantação possibilita que várias famílias sejam contempladas e, tem recebido o apoio da Equipe de Engenharia Ambiental da AMPLASC.

O Diagnóstico dos Impactos Socioambientais causados pela ocupação de Áreas de Preservação Permanente (APP) no perímetro urbano do município de Campos Novos foi o assunto escolhido por Fábio Anderson Corrêa, Engenheiro Agrônomo da AMPLASC, que  buscou identificar através de amostragem o número de casas em situação de ocupação humana irregular e os impactos como a contaminação do solo, contaminação da água, poluição do ar, empobrecimento da fauna e da flora e alteração na paisagem local. A partir do resultado da pesquisa, elaborou-se um material didático explicativo a fim de sensibilizar a população através da educação ambiental.

Os trabalhos eram requisitos para conclusão no Curso de Especialização em Gestão Ambiental de Municípios ofertado pela UTF-PR através do polo de Concórdia-SC.

Fonte: Assessoria de Comunicação da AMPLASC