Conhecer os modelos de Gestão de Cemitérios e a Gestão de Resíduos Sólidos implantados em Canoinhas/SC, referenciados como um dos melhores do país, motivou o Engenheiro Ambiental da AMPLASC, Rodrigo da Silva, a acompanhar o prefeito de Campos Novos e presidente da AMPLASC, Silvio Alexandre Zancanaro, juntamente com outros agentes públicos a realizar visita técnica nesta sexta-feira (05) no município da região norte de Santa Catarina.
A preocupação com a redução dos espaços para o sepultamento e com os túmulos abandonados fez a Prefeitura de Canoinhas criar uma Lei para regularizar a situação. As novas normas e regras possibilitou a terceirização de alguns serviços como as benfeitorias nos cemitérios, o visual destes endereços e o controle dos efeitos da erosão, isso tudo sob a fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente. A lei tornou obrigatório o uso do invólucro, uma manta que envolve o corpo da pessoa que absorve todo o necrochorume, liquido que sai do corpo e que iria para o lençol freático. A medida contribui com a questão ambiental ao evitar futuras contaminações e, ajuda na sua recuperação.
Outra iniciativa possível de ser adotada nos municípios da AMPLASC é a coleta de resíduos recicláveis eficiente, na qual o Poder Público inventiva a separação do Lixo adequadamente e, e em parceria com Cooperativa de Trabalho dos Recicladores gerando renda para estas famílias e, aumentando a vida útil do aterro sanitário. O projeto é norteado no princípio que fundamenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305) que é a responsabilidade compartilhada, ou seja, a necessidade do envolvimento de toda a sociedade. Muita além da Preservação Ambiental os municípios que implantarem forma eficazes de manejo de resíduos sólidos terão acesso priorizado aos recursos da União.
O Prefeito de Campos Novos, Silvio Alexandre Zancanaro, pretende implantar na cidade a Coleta Seletiva do Lixo e para isso veio buscar inspiração no modelo desenvolvido em Canoinhas. Além de colher informações para complementar projeto em estudo para organizar os cemitérios do município.
A equipe de Campos Novos foi recepcionada pelo Secretário de Meio Ambiente, Hilário Kath e a Secretária de Saúde, Zenici Dreher Herbst, além do Prefeito de Canoinhas e Presidente da AMPLANORTE, Gilberto dos Passos, onde explicaram o funcionamento dos modelos.
A visita técnica foi avaliada positivamente pelo Engenheiro Ambiental da AMPLASC, Rodrigo da Silva além do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, João Batista Ramos de Almeida, Secretario de Planejamento, Vilmar Antônio Ferrão Junior, Diretora do FUNDEMA, Sibele Wrubel e o Prefeito de Campos Novos.
Fonte: Assessoria de Comunicação da AMPLASC