Durante os dias 25 e 26 de outubroa equipe de Engenharia Ambiental da AMPLASC participou do 1º Curso de Sustentabilidade na Administração Pública da A3P promovido pelo Ministério do Meio Ambiente do Governo Federal.
No país foram programados 66 encontros para abordar o tema, sendo que Santa Catarina, apenas Joinville e Itajaí foram incluídas. O objetivo do curso é levar ao conhecimento aos gestores públicos a Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), para que possam ser implantadas práticas de sustentabilidade, visando proteção do meio ambiente e economia de recursos.
As orientações ministradas pelo engenheiro florestal e mestre em Ecologia Aplicada, Germano Freitas Chagas, focou nos seis eixos do programa: uso racional dos recursos naturais e bens públicos, gerenciamento de resíduos sólidos, qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação dos servidores; contratações sustentáveis e construções sustentáveis.
A maior parte dos órgãos públicos já adota procedimentos considerados sustentáveis porém, quem vier a assinar o Termo de Adesão com o Ministério do Meio Ambiente visando implantar a A3P terá suporte gratuito de assistência técnica por dois meses.
A escolha do prédio da Câmara de Vereadores de Itajaí para sediar o curso serviu de exemplo na eficiência energética em Edificação Pública. O projeto arquitetônico do Legislativo priorizou janelas priorizando a iluminação natural e o uso consciente do ar-condicionado. Além de, em todos os ambientes da edificação possuir pontos de Coleta Seletiva do Lixo.
Após esta capacitação o Engenheiro Ambiental, Rodrigo da Silva e o Engenheiro Agrônomo, Fábio Corrêa, ambos da AMPLASC, comentam que a intenção é implantar a agenda nos municípios da região. As explicações devem ser prestadas na próxima reunião dos prefeitos no mês de novembro. Além da equipe de Ambiental da Associação participaram do curso, a responsável pelo FUNDEMA, Sibeli Wrubel e o Secretário de Planejamento, Vilmar Antônio Ferrão Jr, ambos do município de Campos Novos.
Saiba Mais:
A A3P foi concebida em 1999. Somente dois anos depois foi oficialmente criado o Programa Agenda Ambiental na Administração Pública. Em 2002, a A3P foi premiada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como “O melhor dos exemplos” na categoria Meio Ambiente.
Diante da sua importância, a A3P foi incluída no PPA 2004/2007 como ação integrante do programa de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis.
Em maio de 2008, o Ministério do Meio Ambiente publicou a Portaria nº 61/08, que “estabelece práticas de sustentabilidade ambiental nas compras públicas”.
Em 2012 foi lançado o Projeto Esplanada Sustentável (PES) que consiste na Coleta Seletiva Solidária da Secretaria Geral da Presidência da República. O PES, sob o comando do MPOG, reproduz sobre os órgãos instalados na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, os princípios e diretrizes da A3P, fixando metas de redução nos gastos e consumo pela administração pública federal.
Fonte: Assessoria de Comunicação da AMPLASC