Com o objetivo de facilitar a prestação de contas dos municípios da região, seja em nível Estadual ou Federal, a AMPLASC realizou nesta quarta-feira (12) em sua própria sede treinamento para servidores de Prefeituras e Câmaras de Vereadores da região.
As informações foram repassadas pelo Analista de Implantação e Suporte da empresa Betha, Ronan Tito Pizzolo. Entre os temas abordados: o encerramento do Exercício de 2018 e inicio do Exercício de 2019, o Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro – (SICONFI) dentre a recente novidade a obrigatoriedade da Matriz de Saldos Contábeis (MSC ) para os municípios.
O envio de informações para os órgãos reguladores, dentro do prazo, é uma atividade obrigatória em todas as Prefeituras, por isso servidores qualificados são grandes aliados dos gestores municipais.
O destaque na Contabilidade Pública Brasileira vem por meio da MSC, o qual contribui para melhorar a qualidade da informação disponibilizada à sociedade, sendo um instrumento de aprimoramento da transparência. Conforme, orientou Ronan, as regras acerca da periodicidade, formato e sistema relativos à disponibilização das informações e dos dados contábeis esta regulamentado na Portaria nº 549, de 07 de agosto de 2018 publicado pela Secretaria do Tesouro Nacional.
O treinamento foi acompanhado pelo Secretário Executivo da AMPLASC, Luciano Angonese, o qual avaliou positivamente o encontro. Ao final ainda houve, breve explanação sobre a geração dos dados para o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE) e Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS).
Fonte: Assessoria de Comunicação da AMPLASC