Acordada entre seus integrantes neste ano de 2018 já esta sendo realizada reuniões itinerantes do Colegiado de Agricultura e Meio Ambiente da AMPLASC nos municípios da região. Neste mês de Dezembro o encontro aconteceu em Abdon Batista, na sede da Prefeitura.
Os trabalhos foram conduzidos pelo Presidente do Colegiado e Secretário de Agricultura de Campos Novos, João Batista Almeida (Tita) o qual trouxe para discussão alguns pontos abordados na reunião do Colegiado de Secretários Municipais de Agricultura e da Pesca (COSAPESC) ligado a FECAM realizado em novembro.
Ele destacou a importância de elevar a região da AMPLASC, essencialmente agrícola, no patamar que merece no Estado, para isso assumiu posto de vice-presidente do Colegiado Estadual. Para isso, inicialmente, será realizado uma compilação de dados do agronegócio da região para demonstração ao Governo do Estado.
Entre as preocupações manifestadas esta relacionada a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) em substituição ao talão de produtor. Para a maioria não á valida esta exigência se não há acesso de Internet no Campo. Ainda, o registro de Raiva Bovina em uma propriedade de Campos Novos colocou em alerta os pecuaristas da região. A enfermidade comum no Litoral de Santa Catarina não era registrada há 30 anos nos municípios da AMPLASC. Também casos de Brucelose e Tuberculose no município de Zortéa reforçam a importância do apoio do Governo Estadual aos municípios na prevenção e erradicação com vistas a não aferir prejuízos econômicos a cadeia pecuária da região.
No encontro foi apresentada a necessidade de um Abatedouro Regional com Inspeção Municipal, o reforço na fiscalização de notas de Pinus elliottii e as adequações dos municípios sobre o Licenciamento Ambiental.
Acompanharam a Reunião do Colegiado de Agricultura da AMPLASC, o prefeito de Abdon Batista, Lucimar Antonio Salmória, o engenheiro Agrônomo, Fábio Correa e o engenheiro Ambiental, Rodrigo da Silva, ambos da associação.
Devido ao recesso de final de ano, a próxima reunião do Colegiado será retomada em Fevereiro de 2019, tendo como sede o município de Zortéa.
Fonte: Assessoria de Comunicação da AMPLASC