Desde final de 2018 a população e os visitantes de Abdon Batista podem usufruir de uma área de lazer quase que totalmente revitalizada, trata-se da Praça Central do município. O espaço de 3.839,45 m² recebeu nova iluminação e drenagem pluvial, paisagismo, pavimentações, parque infantil e academia de saúde. Apenas foi preservado pela Administração Municipal a arborização existente no local, acolhendo pedido da comunidade, através de Audiência Pública.
Além da concepção do projeto de Revitalização as equipes de Engenharia Civil e Topografia da AMPLASC acompanharam todo andamento dos trabalhos iniciados em meados de junho e concluídos na segunda quinzena de Dezembro. Os técnicos da Associação ainda foram responsáveis pelo projeto Arquitetônico da praça, para tanto como forma de homenagear e reconhecer esta dedicação durante a reinauguração houve o descerramento de placa referenciando o serviço prestado pela AMPLASC.
Orçada em R$ 1.052.962,29 (Um Milhão Cinqüenta e Dois Mil Novecentos e Sessenta e Dois Reais e Vinte e Nove Centavos) a obra contou com recursos do Fundo Social do Governo de Santa Catarina, através da intermediação do Deputado Estadual Romildo Titon (MDB).
Entre as novidades disponíveis para a comunidade estão: um playground em formato de helicóptero (1º instalado no Brasil), moderno sistema de controle de fontes, sincronizando agua, luz, movimento e som, com isso gerando um maravilhoso balé das águas dançantes.
Ainda pelas mãos do artista Henrique Paim Junior o tronco de uma árvore tombada foi transformada em nova obra de arte. O artesão esculpiu em cada um dos lados do caule da espécie típica da região animais silvestres que inclui: onça, coruja e veado-campeiro. Para melhor acomodação dos visitantes e visando preservar a natureza houve a colocação de Decks de madeira plástica, além de bancos e mesas de madeira plástica, lixeira e pergolados.
O ato de reinauguração foi prestigiado por autoridades locais, população Abdonense, além do Secretário Executivo da AMPLASC, que aproveitou a oportunidade para agradecer pela homenagem e reforçar o papel da Associação no apoio aos municípios e, por consequente a sociedade regional.
Fonte: Assessoria de Comunicação da AMPLASC