O Presidente da AMPLASC, Alcides Mantovani (Prefeito de Zortéa), participou nesta terça (12) e quarta-feira (13) de reuniões com Parlamentares do Congresso Nacional e representantes do Executivo Federal em busca de apoio no atendimento das pautas prioritárias dos Municípios do país.
Os eleitos para a gestão 2019-2022 terão papel fundamental na apreciação de matérias que aguardam, nas comissões ou no plenário e projetos que avançaram no ano passado, mas não tiveram o trâmite concluído.
Como integrante do Conselho Político da CNM (Confederação Nacional de Municípios), Mantovani auxiliou no debate e definição dos pleitos municipalistas tais como: a nova previdência, o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a reforma tributária, 1% do FPM de setembro, Imposto Sobre Serviços (ISS), Cessão onerosa, Lei Kandir, Programas Federais – Atualização/Federalização.
As demandas foram catalogadas em uma Cartilha que também destaca a atuação política da CNM e, entregue na quarta-feira (13) quando houve o maior encontro de parlamentares fora do Congresso Nacional na sede da Confederação, com a participação de aproximadamente 200 deputados e senadores.
Na oportunidade o presidente da AMPLASC, Alcides Mantovani e o Presidente da FECAM, Joares Ponticelli, tiveram conversas importantes com parlamentares como: Senador Dário Berguer, Deputado Federal Carlo Chiodini, entre outros visando a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Municípios. (Para a criação de uma Frente Parlamentar Mista, são necessárias 198 assinaturas, ou seja, 1/3 dos integrantes da Câmara (171 deputados) e do Senado (27 senadores).
Vale destacar que o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, em busca de apoio as pautas municipalistas teve reuniões com ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni; o ministro da Secretaria de Governo, Santos Cruz, o ministro da Economia, Paulo Guedes e subchefes do governo no Palácio do Planalto. E, no Senado Federal teve encontro com novo presidente, Senador Davi Alcolumbre (DEM-AP).
Os próximos passos da articulação da Confederação Nacional de Municípios será mobilização pela XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada de 8 a 11 de abril com a participação de mais de sete mil pessoas, deverá ser um momento crucial para mobilizar os gestores, o governo e a população para os impactos positivos das novas regras na gestão local.
Fonte: Assessoria de Comunicação da AMPLASC