You are currently viewing Presidente da AMPLASC discute pautas prioritárias dos Municípios em Brasília
Mantovani representante da CNM da região Sul

Presidente da AMPLASC discute pautas prioritárias dos Municípios em Brasília

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O Presidente da AMPLASC, Alcides Mantovani (Prefeito de Zortéa), participou nesta terça (12) e quarta-feira (13) de reuniões com Parlamentares do Congresso Nacional e representantes do Executivo Federal em busca de apoio no atendimento das pautas prioritárias dos Municípios do país.

Os eleitos para a gestão 2019-2022 terão papel fundamental na apreciação de matérias que aguardam, nas comissões ou no plenário e projetos que avançaram no ano passado, mas não tiveram o trâmite concluído.

Como integrante do Conselho Político da CNM (Confederação Nacional de Municípios), Mantovani auxiliou no debate e definição dos pleitos municipalistas  tais como: a nova previdência, o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a reforma tributária, 1% do FPM de setembro, Imposto Sobre Serviços (ISS), Cessão onerosa, Lei Kandir, Programas Federais – Atualização/Federalização.

As demandas foram catalogadas em uma Cartilha que também destaca a atuação política da CNM e, entregue na quarta-feira (13) quando houve o maior encontro de parlamentares fora do Congresso Nacional na sede da Confederação, com a participação de aproximadamente 200 deputados e senadores.

Na oportunidade o presidente da AMPLASC, Alcides Mantovani e o Presidente da FECAM, Joares Ponticelli, tiveram conversas importantes com parlamentares como: Senador Dário Berguer, Deputado Federal Carlo Chiodini, entre outros visando a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Municípios. (Para a criação de uma Frente Parlamentar Mista, são necessárias 198 assinaturas, ou seja, 1/3 dos integrantes da Câmara (171 deputados) e do Senado (27 senadores).

 

Vale destacar que o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, em busca de apoio as pautas municipalistas teve reuniões com ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni; o ministro da Secretaria de Governo, Santos Cruz, o ministro da Economia, Paulo Guedes e subchefes do governo no Palácio do Planalto. E, no Senado Federal teve encontro com novo presidente, Senador Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Os próximos passos da articulação da Confederação Nacional de Municípios será mobilização pela XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada de 8 a 11 de abril com a participação de mais de sete mil pessoas, deverá ser um momento crucial para mobilizar os gestores, o governo e a população para os impactos positivos das novas regras na gestão local.

Fonte: Assessoria de Comunicação da AMPLASC