Uma série de ações estão sendo empreendidas pelos municípios da região para garantir o retorno das aulas presencias com a segurança sanitária que a pandemia da Covid-19 impõe.
Nesta quarta-feira (10) por meio da reunião do Colegiado de Educação da AMPLASC os sete secretários ou seus representantes estiveramcompartilhando informações sobre o plano de contingência de cada escola no contexto que está inserida.
Por orientação do Ministério Público, na região o serviço do ensino-aprendizagem será ofertado 100% presencial, cabendo aos pais decidir enviar ou não o filho à escola. Além de que todas as categorias de ensino estarão disponíveis: creche, berçário, ensino infantil, fundamental e educação especial.
Campos Novos antecipou o retorno das atividades para 8 de fevereiro e Abdon Batista para dia 9. Na mesma data (18/02) de retorno às aulas na Rede Estadual os municípios de Monte Carlo, Vargem e Celso Ramos iniciam o ano letivo. Segundo os secretários de educação a medida visa diluir o custo do transporte escolar.
Zortéa e Brunópolis optaram pelo dia 22 de fevereiro tendo em vista que a estrutura das unidades de ensino e creches estavam dederiorados e a ausência de EPIs ou a quantidade suficiente para prevenção aos alunos e professores
Em pesquisa com os pais ou responsáveis pelos alunos foi constatado:
1- A maioria (80% a 90%) quer o retorno das aulas presenciais;
2- Na mesma proporção vão encaminhar seus filhos à escola;
Os municípios também estão realizados testagem nos professores, reformas em salas de aula e escolas, chamada pública de profissionais da educação, avaliação do quadro de professores no Grupo de Risco, compra dos materiais de prevenção e a confecção dos termos de responsabilidade dos pais.
A reunião encerrou com a escolha dos novos membros da diretoria do Colegiado de Educação da AMPLASC. Neste ano a presidência ficará sob o comando de Adriana Spkart Zanata (Campos Novos), Vice Presidente – Tânia Ross (Abdon Batista) e como Secretário – Marcos José de Farias (Celso Ramos).
Fonte: Assessoria de Comunicação da AMPLASC