You are currently viewing Prefeitos da AMPLASC participam de conferência da AMUSHU sobre uso dos lagos para geração de emprego e renda

Prefeitos da AMPLASC participam de conferência da AMUSHU sobre uso dos lagos para geração de emprego e renda

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Devido a pandemia e oportunizando que os prefeitos participassem diretamente do gabinete de seus municípios aconteceu a 2ª videoconferência da AMUSHU (Associação Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados) nesta terça-feira (04).

Entre as dezenas de prefeitos (as) interagiram com a pauta programada os gestores de Campos Novos (Silvio Alexandre Zancanaro), Abdon Batista (Jadir Luiz de Souza), Celso Ramos (Luizangelo Grassi), Vargem (Milena Lopes) e Zortéa (Rosane Infeld), além do Secretário Executivo da AMPLASC (Luciano Angonese).

Na pauta ações da entidade municipalista visando melhorar as finanças dos municípios associados e consolidar a modernização da legislação da Compensação Financeira pela Utilização dos Recursos Hídricos (CFURH). Uma das iniciativas apresentada consiste no aproveitamento dos lagos por meio da aquicultura e turismo gastronômico associado a atividade como forma de gerar mais empregos e renda aos municípios.

Representando os municípios catarinenses, o prefeito de Campos Novos e diretor financeiro da AMUSHU, Silvio Alexandre Zancanaro, ressaltou a importância da união associativa para que as demandas se concretizem.

“Sejamos práticos e objetivos. São de extrema importância esses contatos estaduais feitos pela AMUSUH. Tornar a CFURH mais justa, por exemplo, é uma das prioridades. Além disso, a participação dos especialistas da Secretaria de Aquicultura e Pesca tem sido muito importante para clarear os caminhos para os investimentos na aquicultura”, afirmou Zancanaro.

Na oportunidade foi enfatizado a importância do aproveitamento dos lagos das usinas por meio de   acordo de cooperação técnica entre a AMUSHU, a Secretaria da Pesca e o próprio Município. Um exemplo, provêm da Bacia do Uruguai no reservadório da Usina Machadinho em que com a permissão do cultivo da espécie tilápia será possível desenvolver turismo gastronômico a base deste peixe.

Na região da AMPLASC a usina da ENERCAN (entre Campos Novos e Celso Ramos) e a Usina Garibaldi (entre Abdon Batista e Cerro Negro) estas no Rio Canoas e a Usina Machadinho no Rio Uruguai contribuim com geração de energia ao país e retorno financeiro por meio da compensação financeira aos municípios lindeiros.

A diversificação das formas de aproveitamento das águas visando a expansão do turismo e da aquicultura está no planejamento dos prefeitos da região do planalto Sul Catarinense.

Fonte: ASCOM AMPLASC