Nessa segunda-feira (13) o presidente da AMPLASC, Volcir Canuto, comandou reunião de prefeitos e prefeitas da região na sede da associação.
Na oportunidade, a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) denominado Grimpeiro, que atua no apoio à gestão do Parque Estadual Rio Canoas, por meio de sua representante, apresentou dados sobre a unidade de conservação ambiental e o pedido de apoio para que haja a prorrogação do contrato visando manter a estrutura existente. O prazo final é abril deste ano, com risco de fechamento do parque até efetivar uma nova chamada pública.
Em pauta esteve a atualização do Piso Nacional dos Professores, na qual os gestores da região seguem a orientação da CNM (Confederação Nacional dos Municípios), os prefeitos manifestaram preocupação com a obrigação da emissão da nota eletrônica do produtor rural a partir de julho, em razão do acesso a internet no campo ser limitado.
Sobre o licenciamento ambiental, o presidente da AMPLASC deverá participar de reunião com a Polícia Militar Ambiental com a propósito de firmar convênio de fiscalização com os municípios. Ainda houve provocação aos prefeitos e prefeitas para definição das pautas prioritárias da região para apresentar ao Governador de Santa Catarina em reunião a ser marcada nas próximas semanas.
Também foi confirmado apoio à eleição da FECAM, na qual a Prefeita de Vargem, Milena Lopes, lidera uma chapa. A reunião encerrou com temas de interesse interno da associação.
Fonte: ASCOM AMPLASC