You are currently viewing AMPLASC participa de reunião da Rota Turística Passo do Pontão SC/RS

AMPLASC participa de reunião da Rota Turística Passo do Pontão SC/RS

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Mais uma etapa de consolidação da Rota Histórica e Turística Cultural Passo do Pontão SC/RS foi realizada na segunda-feira (15) pelo Grupo de Trabalho formado em 2019 para enaltecer a contribuição do tropeirismo no nordeste gaúcho e planalto sul catarinense.

Cerca de 50 pessoas participaram da reunião na Câmara de Vereadores de Barracão/RS e puderam debater sobre o que cada município vem desenvolvendo em prol da rota.

Criação de mirante em Celso Ramos com vista para ponte que liga os Estados, uma rota cênica e museu virtual do tropeirismo, bandeiras no marco zero do Rio Uruguai, obelisco e placas históricas são algumas iniciativas em curso e viabilizadas pelo interesse público e iniciativa privada.

Ainda a idealizadora da rota, a socióloga Terezinha Fornari Carneiro, instigou os presentes a elaborar projeto interestadual para reconhecimento e preservação do sítio arqueológico do Passo do Pontão. Uma das possibilidades é legislação nacional similar ao Roteiro Turístico Caminhos das Neves (Trajeto da BR-438) criado recentemente, no caso utilizando a rodovia BR-470, trecho que liga os dois estados com objetivo de receber apoio dos programas oficiais de desenvolvimento regional do turismo.  “Neste aspecto lideranças gaúchas e catarinenses e a associações de municípios (AMPLASC, AMURC e AMUNOR)  são fundamentais neste processo,” destacou.

Também foi discutida a importância da integralização do Circuito das Águas, das Tropas e do Mate (Mato Castelhano, Gentil, Caseiros, Lagoa Vermelha, Barracão e Machadinho), lançada em março deste ano, com a Rota Passo do Pontão SC/RS como âncora para o desenvolvimento do turismo rural.

A AMPLASC tem contribuído com os objetivos do projeto, especialmente com levantamento topográfico e mapeamento das áreas de passagem de tropas do Passo do Pontão.

“Nossa missão é fortalecer nossas raízes culturais e colaborar na sensibilização para o turismo sustentável principalmente de base comunitária,” enfatiza Terezinha.

Até o final do será entregue a cartilha baseada no inventário preliminar viabilizado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura de Santa Catarina.

A AMPLASC se fez representada na reunião com o Secretário Executivo, Luciano Angonese, Engenheiro Agrimesor, Murilo Milanez e o Assessor de Comunicação da associação, Lucas Drum. Também compareceram representantes da Epagri e EMATER, dos municípios catarinenses de Campos Novos, Brunópolis, Celso Ramos, Zortéa, Ouro, Capinzal, Curitibanos, Frei Rogério e Ponte Alta do Norte, além de municípios gaúchos de Barracão, Machadinho e Carazinho.

Fonte: ASCOM AMPLASC