Nesta quarta-feira (12) no auditório da AMPLASC foram repassadas orientações necessárias sobre o agendamento de exames preventivos na Unidade Móvel do SESC que estará apta ao atendimento das mulheres da região a partir de 31 de julho.
A capacitação das equipes de saúde dos municípios foi promovida pelas profissionais do SESC, Jéssica Pereira (Educadora) e Naiura Dartora (Coordenadora) que desenvolvem o projeto SESC Saúde da Mulher.
No Planalto Sul Catarinense a estimativa é realizar mais de 1.200 mamografias e 1.200 citopatológicos, média de 33 exames por dia cada, até 29 de setembro em caminhão localizado em frente a sede da AMPLASC.
Os exames serão realizados por profissionais mulheres visando proporcionar maior acolhimento. Os equipamentos utilizados segue os parâmetros do Hospital do Amor (Hospital do Câncer) de Barretos/São Paulo, especializado no tratamento e prevenção de câncer, que também é responsável pelos laudos que serão entregues às mulheres até 30 dias após o exame.
A unidade móvel é composta internamente por quatro ambientes: hall de entrada, consultório para consulta ginecológica de enfermagem e coleta de material para exame Citopatológico (que previne o câncer de colo uterino), sala de mamografia e banheiro. Na parte externa um espaço para recepção e ações educativas em saúde. A estrutura ainda têm acessibilidade via elevador para oportunizar quem tem dificuldade de locomoção.
A mamografia é recomendada para mulheres de 50 a 69 anos (com intervalo de 01 ano do exame anterior) e de 35 a 49 anos (que tenham histórico familiar de câncer de mama). Já os exames de preventivo, mulheres de 25 a 64 anos (com intervalo de 01 ano do exame anterior).
Os exames são gratuitos, sendo necessário o agendamento previamente na Secretaria de Saúde dos municípios de Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos, Celso Ramos, Monte Carlo e Vargem.
Obs: Importante apresentar documentos de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.
O projeto SESC Saúde da Mulher é desenvolvido em Santa Catarina desde 2016, em duas unidades móveis e já percorreu 30 cidades do Estado. A vinda para o Planalto Sul Catarinense foi viabilizada pela AMPLASC para atender a demanda regional na saúde preventiva às mulheres.
Fonte: ASCOM AMPLASC
Arquivos