Entre as belezas naturais que permeiam a região do Planalto Sul Catarinense destaca-se o encontro dos rios Canoas e Pelotas, considerado Marco Zero do Rio Uruguai. Limítrofe com os Municípios de Celso Ramos/SC, Campos Novos/SC e Barracão/RS, a nascente forma uma paisagem deslumbrante, sendo incluída no Plano Regional de Turismo da AMPLASC.
A entidade municipalista busca viabilizar parcerias público e privado para fomentar o turismo sustentável e de contemplação da convergência desses dois imponentes rios. Concomitante, incentiva a preservação da identidade cultural e histórica do tropeirismo na região, na rota denominada “Passo do Pontão”, na qual o gado atravessava a nado o rio Uruguai.
Nesse contexto, o Município de Celso Ramos, por meio de decreto (nº3293 de 31/10/24), reconhece como patrimônio natural, cultural e histórico o encontro dos rios que origina o Rio Uruguai (Marco Zero). O documento ainda propõe a edificação de Marco e de Mirante com vista panorâmica da confluência dos rios.
O decreto considera que nos territórios de Celso Ramos/SC, Campos Novos/SC e Barracão/RS há sítio arqueológico do Canudinho Lageano/Parque Brechó e sítio histórico do Passo do Pontão.
Vale destacar, que a Municipalidade de Barracão também declara a nascente do Rio Uruguai (Decreto nº 612 de 30-10-24) e os resquícios do Passo do Pontão como patrimônios Cultural e Turístico (Decreto nº613 de 30/10/24).
“Os documentos representam um passo significativo para o desenvolvimento do turismo nos municípios e integração das regiões do Planalto Sul Catarinense e Nordeste Gaúcho”, destaca Luciano Angonese, Secretário Executivo da AMPLASC.
Fonte: ASCOM AMPLASC
Arquivos