As escolas públicas de todo o país devem enviar até o dia 27 de janeiro ao Ministério da Educação o cadastro dos 55 milhões de alunos que estão na educação básica. Os dados serão necessários para implantação do projeto Presença, que prevê a informatização dos dados do ensino básico. Os números do último Censo Escolar indicam que o ensino básico possui 55 milhões de estudantes, 2,5 milhões de professores e 240 mil escolas públicas e privadas.
O projeto Presença envolve quatro ações fundamentais para o desenvolvimento da educação básica: o cadastro dos alunos, a freqüência escolar, o Censo Escolar e o sistema de avaliação. A primeira etapa do projeto Presença é o cadastro, que vai permitir ao Ministério da Educação saber quem são os alunos do ensino fundamental e médio.
A última etapa é a avaliação da educação básica. O secretário executivo do Ministério da Educação, Jairo Jorge da Silva, explica que a combinação dos dados do cadastro, da freqüência e do censo com o sistema que permitirá uma avaliação da educação básica (Prova Brasil) permitirá desenhar um mapa dessa área.
Fonte: Agência CNM Com informações da Radiobrás