Cerca de 100 professores da rede municipal de ensino dos sete municípios que compõe a Associação de Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina (Amplasc) estão participando do curso: Neurociência e educação: estratégias de aprendizagem e compatibilidades com o cérebro. O evento iniciou no dia 14 de maio e encerra nesta quinta-feira (25), no auditório da Fundação Cultural Camponovense, totalizando 32 horas/aula. A promoção é do Colegiado de Secretários de Educação da Amplasc.
O curso está proporcionando conhecimentos sobre técnicas e meios para implementação de modelos de aprendizagem compatíveis com o cérebro de crianças normais e portadores de deficiência. O curso está sendo ministrado pelo professor chileno Raúl Salas Silva, doutor em Filosofia e Ciências da Educação, autor de livros e conferencista em eventos de países da América do Sul e Europa.
Os principais objetivos do curso, são: reconhecer e analisar as informações proporcionadas pelas diversas áreas que integram a neurociência sobre a estrutura, composição, potencial energético e funcionamento do cérebro e suas implicações no campo educativo; desenvolver atividades para desenvolvimento das potencialidades cerebrais e corporais para incrementar a aprendizagem e ampliar a memória; analisar e utilizar os métodos, estratégias e técnicas de modelos de ensino-aprendizagem com enfoque compatível com o cérebro; reconhecer e comentar os elementos básicos de uma investigação ação cooperativa.