A Secretária Executiva da AMPLASC participou ontem (11/04) da 3ª Oficina sobre Revisão do Planejamento na cidade de Chapecó.
No encontro foi discutido o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Mesorregião Grande Fronteira com o Mercosul, sendo explando os seguintes pontos:
- (ECONOMIA) Reposição do padrão de desenvolvimento da meso, equivalente ao patamar médio da Região;
- (AMBIENTAL) Recuperação do meio ambiente com a utilização recional dos recursos;
- (SOCIAL) Desenvolvimento da Mesorregião com Inclusão Social;
- Objetivo Politico Institucional (2007).
Foi trabalhado também as idéias de projetos nas seguintes linhas de ações:
- Inclusão Digital: Criação de projetos de inclusão digital para beneficiar escolas e comunidades sem acesso à tecnologia com recursos governamentais e empresariais.
- Geração de emprego e renda (Integração com a Economia): Aproveitamento do potencial gerado pelo associativismo e cooperativismo para ampliar as alternativas de geração de empregos e renda (com apoio das universidades comunitárias).
- Consórcios regionais de saúde: Estimular a criação de consórcios de saúde.
- Combate ao trabalho infantil e informal
- Educação: Intensificação da capacitação e formação dos profissionais na área de ensino para a inclusão de forma integrada com as famílias e comunidade escolar. Criação das novas alternativas de acesso ao ensino de qualidade. desenvolvimento de programas de capacitação baseados na pedagogia da alternância e da educação permanente.
Fonte:Solange Nohatto – ASCOM – AMPLASC