Durante o dia de ontem (19/06) aconteceu no auditório da UNOESC – Campos Novos, a VII Conferência dos Direitos da Criança e Adolescente da Região da AMPLASC. A temática trabalhada este ano foi "Concretizar os Direitos Humanos de Criança e Adolescentes: Investiomento Obrigatório".
A Programação contou com 3 palestras, sendo a primeira entitulada "Convivência Familiar e Comunitária: Marco Regulatório da Política de Proteção" que teve como palestrante o Dr. Marcelo Carlin, Juiz da 1ª Vara da Comarca de Campos Novos e as debatedoras, Neuza Rauen, advogada e secretária executiva da AMPLASC, e Lucivane Matiello, assistente social do município de Vargem.
Para a segunda palestra "Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo como Marco Regulatório do Atendimento Socioeducativo" o palestrante foi Dr. Eduardo M. Antunes, advogado, e as debatedoras, Susane Dias de Deus, psicóloga, e Edna Furtado, assitente social do município de Celso Ramos.
Já para a terceira palestra "Orçamento Criança e Adolescente: Garantia de Direitos", teve como palestrante o Pe. Dilmar Sel, de Lages, e as debatedoras Beatriz Marcon, presidente da comissão da VII Conferência, e Juliana Nosswitz, assistente social de Zortéa.
Na parte da tarde aconteceram as oficinas, que trabalharam com 3 eixos ligados ao tema da Conferência.
Compareceram ao evento o Prefeito Municipal de Campos Novos, Nelson Cruz, o Presidente da AMPLASC e Prefeito de Celso Ramos, José Alciomar de Matia, o Secretário de Desenvolvimento Regional da 8ª SDR, Alcides Mantovani, conselheiros tutelares, representantes de órgãos governamentais e não-governamentais, além de crianças e adolescentes, sendo que o grupo municipal de dança de Zortéa, fez uma apresentação com 12 crianças para os presentes.
Fonte: ASCOM – AMPLASC – Solange Nohatto