Mais de 2,8 mil municípios poderão implantar o ProJovem Adolescente em 2008, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A ação deve beneficiar cerca de 500 mil jovens de 15 a 17 anos, integrantes de famílias beneficiárias do Bolsa Família ou de outros programas sociais. O investimento de R$ 275 milhões, no total, será repassado pelo Ministério às prefeituras.
O ProJovem Adolescente vai oferecer atividades que desenvolvam as potencialidades de seus participantes e que estimulem não só o convívio familiar, como também a participação cidadã. Temas culturais, ambientais e noções sobre a questão do trabalho também serão abordados. Segundo o ministério, os municípios habilitados para aderir ao ProJovem Adolescente são os que respondem a requisitos como possuir pelo menos um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) em funcionamento e reunir, no mínimo, 40 adolescentes.
O Ministério pretende iniciar o processo de capacitação dos municípios, em parceria com os governos estaduais e com o apoio logístico do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), em março. Segundo o MDS, depois de capacitados para implementar o ProJovem Adolescente, os municípios devem promover a divulgação local do serviço, além de abrir processo de inscrição e seleção para o público juvenil.
Com informações do MDS