Os municípios precisam estar atentos para o prazo de preenchimento dos dados do Censo Escolar da Educação Básica (EducaCenso). O período vai até 20 de setembro e as informações são utilizadas para o cálculo da distribuição de recursos dos vários programas educacionais.
O EducaCenso pede anualmente informações detalhadas sobre a escola, os alunos e os professores. As informações devem ter como referência o dia 28 de maio e cada município deve acompanhar a publicação dos dados preliminares, prevista para outubro, para que inconsistências nas informações prestadas sejam corrigidas.
As informações contidas no Censo servem de base para a formulação e a implementação de políticas educacionais, para a determinação dos coeficientes de distribuição dos recursos do Fundeb e para a implementação de programas federais como Livro Didático, Dinheiro Direto na Escola, Merenda e Transporte Escolar.
Acesso ao sistema
Como o sistema é online, o informante de cada escola deve entrar com a senha de desbloqueio e o código da escola que foi fornecido por correspondência ou pela Secretaria Estadual de Educação. As escolas que não possuem internet devem procurar a Secretaria de Educação Estadual ou do município para receber informações de como cadastrar as informações.
Fonte: CNM