Durante uma semana estiveram visitando os municípios da AMPLASC uma comitiva de 7 chilenos, vindos da cidade de Graneros. A viagem teve por objetivo a assinatura dos Protocolos de Irmanamento, onde Campos Novos, Zortéa, Monte Carlo e Abdon Batista firmaram a irmandade.
O grupo liderado pelo Prefeito de Graneros, Don Juan Pablo Díaz Burgos, estava composto também por 3 vereadores e 3 diretoras de escolas daquela cidade. Durante toda a semana diversas apresentações culturais e oficinas aconteceram.
O protocolo prevê intercâmbios nas áreas de educação, cultura, trabalho, desportes e turismo. Já no próximo semestre os primeiros trabalhos devem começar através do projeto "Meu Amigo Chileno", desenvolvido pelas secretarias de Educação de Monte Carlo e Zortéa com a troca de cartas entre alunos das cidades irmãs.
Tudo começou no ano de 2005, quando a Secretária Executiva da AMPLASC, Neuza Rauen, esteve no Chile participando de um seminário. Naquela ocasião lançou a idéia do intercâmbio que veio sendo desenvolvida desde então com o prefeito de Graneros e hoje é uma realidade.
A AMPLASC mais uma vez está trabalhando para o desenvolvimento de sua região e acredita que bons frutos surgirão a partir deste ato.
Fonte: ASCOM – AMPLASC – Solange Nohatto