Projeto de Lei 155/2008 do senador Tasso Jereissati (PSDB/CE) em tramitação na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) determina que as escolas de ensino fundamental e médio reforcem o ensino de história local e regional na grade curricular dos alunos.
O PL define como obrigatório os conteúdos relativos às contribuições para divulgação e conhecimento das diferentes culturas e etnias na formação do povo brasileiro, em especial das matrizes indígena, africana e européia.
Jereissati argumenta que não se observa, em muitas escolas, a prática de valorização dos elementos da história local e regional. Segundo ele, é comum encontrar crianças e adolescentes completamente alheios a acontecimentos, figuras e datas relevantes de sua região e sua cidade.
Para o senador, essa situação é grave, porque o conhecimento de aspectos culturais e históricos de uma comunidade contribui para maior comprometimento de seus componentes, ao mesmo tempo em que fortalece os laços culturais indispensáveis para a construção da identidade das populações envolvidas.
Com informação da Agência Senado