Um levantamento do Ministério da Saúde (MS) indica que os brasileiros estariam mudando de comportamento com a vigência da Lei 11.705/2008, conhecida como Lei Seca. A Pesquisa do Sistema de Monitoramento de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas Não Transmissíveis (Vigitel/MS) – feita entre julho e agosto de 2008 – revelou que 32% dos entrevistados disseram que deixaram de ingerir bebida alcoólica antes de dirigir. No fim deste ano a comparação definitiva será publicada.
A mudança aparente de comportamento também esta ligada aos debates promovidos nos municípios, sobre os riscos individual e coletivo de dirigir embriagado. Para a coordenadora-geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis do Departamento de Análise de Situação de Saúde do Ministério da Saúde, Deborah Carvalho Malta, além disso, a maior fiscalização das autoridades também contribuiu para o resultado da pesquisa.
De acordo com o governo, em 2007 a estimativa era a de que 150 mil motoristas bebiam e não temiam pegar no volante. Com a aplicação da lei e a conscientização da população a projeção é de que 48 mil pessoas deixem de vez de beber e dirigir.
Com informações Zero Hora