A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) informa que já está disponível o Cadastro do Sistema Único de Assistência Social, que deve ser preenchido pelos gestores municipais e estaduais. A finalidade do cadastro é coordenar e manter atualizada a lista de entidades e organizações de assistência social que estão em articulação com os Estados, os municípios e o Distrito Federal.
Os gestores municipais começaram a receber a senha – o envio começou a ser feito via e-mail – de acesso ao aplicativo a partir desta quarta-feira, 21 de janeiro. O pedido deve ser feito através do site da rede CadSUAS.
Caso o gestor tenha dificuldade de acesso ou não tenha recebido a senha até a próxima semana, é necessário entrar em contato pelo e-mail cadsuas@mds.gov.br. O site está disponibilizando ainda – no próprio sistema – um manual com informações para fazer a atualização dos dados.
De acordo com a CNM, os gestores municipais precisam preencher o cadastro, pois ele servirá para finalizar o Plano de Ações 2009 e o Demonstrativo Sintético de Execução Físico-financeira de 2008. Estes são instrumentos que serão úteis para facilitar a nova gestão municipal.
CadSUAS
O CadSUAS se aplica a unidades de Assistência Social (como os Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, unidades de atendimento à população de baixa renda), entidades e organizações privadas de assistência social, órgãos governamentais, conselhos e fundos de assistência social, além de trabalhadores do SUAS.
Com informações do Ministério do Desenvolvimento Social