A Confederação Nacional de Municípios (CNM) recomenda às prefeituras brasileiras a adesão ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).
Com a utilização do sistema, os produtos de agroindústrias produzidos em um município poderão ser comercializados em outros municípios e estados, com maior garantia de qualidade e segurança higiênico-sanitária. Vale acrescentar que os gestores têm até o ano de 2010 para efetivar a adesão.
Os municípios podem escolher também se preferem aderir ao Suasa de forma isolada ou coletiva. A adesão conjunta é feita por meio de consórcios e a estimativa é que 500 municípios em 15 estados possam utilizar o sistema.
Para a CNM, a adesão ao sistema facilita a comercialização dos produtos industrializados nos municípios dentro do mercado formal em todo o território brasileiro, poderá atrair mais agroindústrias, resultando em benefício para os agricultores familiares, além de proporcionar mais higiene aos produtos que vão para a mesa dos brasileiros.
A CNM aconselha ainda que as prefeituras municipais criem projetos a fim de atrair maiores investimentos aos municípios, principalmente no setor agropecuário. Com essa iniciativa, mais empregos serão gerados, uma contribuição para a melhoria dos índices de desenvolvimento social locais.
Informações sobre a adesão aqui
Fonte: CNM