CURITIBANOS E O PLANALTO PELA FERROVIA
Carta em apoio:
1. Ao fomento e aceleração do projeto ferroviário nacional;
2. Em defesa de um traçado estratégico da ferrovia Leste-Oeste em Santa Catarina, com implantação de traçado integrador e fomentador econômico para o estado catarinense, portanto, com passagem da linha férrea pelas regiões de Itajaí, Blumenau, Rio do Sul, Curitibanos, Campos Novos, Joaçaba, Chapecó e São Miguel do Oeste.
O desenvolvimento de Santa Catarina precisa assegurar um traçado ferroviário estratégico, que integre o Estado, contemple uma visão capaz de fomentar a economia e a interligação regional, assegurando o desenvolvimento social, planejamento eficaz e projetos de integração logística que atendam ao conjunto da população catarinense.
Nessa visão e, em defesa do futuro comum das regiões e municípios, é imperioso assegurar o traçado originariamente estabelecido à construção da Ferrovia Leste-Oeste, assegurando sua passagem pelas regiões dos Municípios de Itajaí, Blumenau, Rio do Sul, Curitibanos, Campos Novos, Joaçaba, Chapecó e São Miguel do Oeste. Esse traçado assegurará a construção da vértice ferroviária "leste-oeste" passando pelo centro geodésico do Estado, integrando a diversidade econômica e fazendo justiça aos municípios do Vale do Itajaí, Alto Vale do Itajaí, Planalto Serrano, Planalto Central, Meio-Oeste e Oeste Catarinense.
Por intermédio da AMURC, os municípios de Curitibanos, Frei Rogério, Ponte Alta do Norte, Santa Cecília e São Cristóvão do Sul realizaram a segunda Audiência Pública Regional tendo por tema o modelo ferroviário e a defesa do traçado original para a construção da Ferrovia Leste-Oeste (Ferrovia do Frango). Em articulação das entidades empresariais e de representação regional e com amplo apoio da sociedade civil regional, requer-se aos órgãos governamentais responsáveis pela coordenação do projeto ferroviário catarinense a manutenção do traçado original, passando pelos municípios supra elencados, de modo especial, a REGIÃO DE CURITIBANOS!
PROJETO FERROVIÁRIO COMO TEMA ESTRATÉGICO NACIONAL
Os signatários desta expressam apoio ao Governo Federal em sua disposição política de fomentar e acelerar o novo "modelo ferroviário nacional", assegurando celeridade na condução de estudos técnicos, realização das licitações e início das obras, assegurando integração da economia e qualificação da infra-estrutura de escoamento em Santa Catarina e do Brasil.
MALHA FERROVIÁRIA COMO MATRIZ ESTRATÉGICA E INTEGRADORA
A defesa da interligação ferroviária das regiões de ITAJAI – BLUMENAU – RIO DO SUL – CURITIBANOS – CAMPOS NOVOS – JOAÇABA – CHAPECÓ – SÃO MIGUEL DO OESTE é projeto fundamental de fomento à produção industrial, do escoamento da proteína animal e permitirá a região central do Estado potencializar a comercialização de seus produtos, em especial os derivados da madeira, o alho, soja, maçã, roupas, máquinas, dentre outros. Trata-se, para além de assegurar celeridade e integração logística, permitir a esta região a disposição de condições estratégicas que permitam a agregação de valor aos produtos, gerando desenvolvimento, empregos e renda, integrando-se em definitivo à cadeia produtiva catarinense.
O TRAÇADO ORIGINÁRIO COMO POLÍTICA DE FORTALECIMENTO REGIONAL
Assegurar a construção da Ferrovia passando pela Planalto Serrano Catarinense garante a interconexão da estrutura de escoamento estadual e do sul do Brasil, uma vez que conectará a BR-470 e a BR-116 ao sistema ferroviário. Do mesmo modo, beneficia a Região de Lages, integrando-a ao sistema ferroviário transversal catarinense. Em outro plano, a implantação da ferrovia no eixo Blumenau – Campos Novos, reduzirá o congestionamento das BRs 470 e 282, reduzindo custos, diminuindo riscos e salvando vidas. A reivindicação ora proposta vai ao encontro da interconexão do futuro projeto com a já existente Malha Ferroviária Sul hoje sob a concessão da América Latina Logística (ALL).
LUTA POLÍTICA COMUM
Santa Catarina precisa cuidar de sua integração estratégica. Nosso futuro precisa contemplar e converter a produção primária e potencializar a produção industrial, entrelaçar regiões, assegurar uma matriz de escoamento capaz de contemplar rotas matrizes, economicamente eficazes e justas em sua centralidade geográfica.
Por estas razões técnicas, econômicas, de amplo desenvolvimento e políticas, que a AMURC, em nome de municípios e entidades de representação regional defende o traçado da Ferrovia Leste-Oeste assegurando sua passagem pelos municípios de ITAJAI – BLUMENAU – RIO DO SUL – CURITIBANOS – CAMPOS NOVOS – JOAÇABA – CHAPECÓ – SÃO MIGUEL DO OESTE, contemplando dezenas de municípios, alcançando milhares de pessoas, integrando sistemas produtivos, assegurando uma matriz ferroviária estratégica, integradora e fomentadora da economia, de regiões econômicas, em benefício a toda SANTA CATARINA.