Mobilização pela Ferrovia da Integração
A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) apoia a mobilização pela Ferrovia da Integração (Leste-Oeste), que será realizada nesta sexta-feira (26), às 13h30, no auditório da Universidade do Contestado (UnC), em Curitibanos.
O evento, com slogan “Desenvolvimento: vamos pegar esse trem”, é resultado do envolvimento e da organização de diversas forças regionais que defendem o traçado original e estratégico, com passagem pelas regiões de Itajaí, Blumenau, Rio do Sul, Ponte Alta, Curitibanos, Campos Novos, Herval D’ Oeste, Joaçaba, Chapecó e Dionísio Cerqueira.
De acordo com o presidente da AMOSC e prefeito de Cordilheira Alta, Alceu Mazzioni, a mobilização convocada pelas Associações de Municípios tem o intuito de elaborar uma posição conjunta em defesa do traçado estratégico para o projeto de construção da Ferrovia da Integração. “Precisamos defender os interesses econômicos e estratégicos desses municípios para assegurar um traçado central, estratégico e integrador à construção do sistema ferroviário”, realça.
A mobilização foi inicialmente capitaneada pela Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (AMMOC), Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina (AMPLASC) e Associação dos Municípios da Região do Contestado (AMURC). Também congrega forças políticas, entidades, empresários e sociedade civil.
Os organizadores defendem a importância de assegurar o planejamento estratégico capaz de fomentar o desenvolvimento econômico e social, com soluções eficientes para o transporte de grãos, insumos e produtos industrializados. A ferrovia precisa ser construída em posição central, capaz de atender o conjunto do Estado, por intermédio de uma visão integradora que assegure a circulação de bens e produtos, de modo a beneficiar o conjunto da cadeia produtiva e a sociedade catarinense.
Mazzioni antecipa que a mobilização de Curitibanos culminará com a produção de um documento que integrará todas as expectativas e reivindicações.
RIO DO SUL
Nesta sexta-feira (26), às 10 horas, também está prevista mobilização pró-implantação da Ferrovia Leste-Oeste catarinense, no salão nobre da UNIDAVI, em Rio do Sul. O evento conta com apoio da Federação Catarinense de Municípios (FECAM).
MB Comunicação