FECAM e COSEMS se unem na busca de soluções para o desenvolvimento da saúde no estado
O presidente da Federação Catarinense de Municípios – FECAM e prefeito de Gaspar, Celso Zuchi, em companhia do diretor de Relações Institucionais da entidade, Celso Vedana, receberam a nova diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina – COSEMS, na manhã desta segunda-feira (29).
A reunião aproximou as entidades que debateram ações em prol da saúde no estado. Entre os assuntos tratados foram levantadas questões a respeito do custeio da rede hospitalar e dificuldades encontradas em relação a construção de novos hospitais, policlínicas e UPAs e a necessidade de investimentos nos equipamentos já construídos. "Precisamos manter e bem aquilo que já temos antes de pensarmos em novas unidades", ressaltou o presidente da FECAM.
O grupo também levantou a discussão em torno do retorno da PEC 29 que obriga a União a aplicar no mínimo 10% do orçamento em saúde. Atualmente o investimento do Governo Federal nesta área é de cerca de 4%.
O COSEMS irá preparar um documento relativo ao investimento realizado pelos municípios na rede Hospitalar e as diretrizes que devem ser respeitadas. Com isto, COSEMS e FECAM elaborarão um comunicado alertando sobre os problemas detectados informando prefeitos e secretários. As entidades também buscarão junto ao Governo do Estado, um apelo pela necessidade de mais investimentos na área.
O aumento do aporte financeiro por parte do Estado à saúde é uma das reivindicações da Pauta Municipalista para o Desenvolvimento Catarinense, mobilização encabeçada pela FECAM.
Assessoria de Comunicação FECAM
(48) 3221.8800/ 9986.0106
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC