Os municípios que integram a AMPLASC – Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina, receberam na tarde desta quinta-feira (18) o levantamento aerofotogramétrico realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado de Santa Catarina.
Iniciado em 2008 na SDS, o trabalho ganhou agilidade há dois anos, pela necessidade de atualização da rede hidrográfica estadual. O Levantamento Aerofotogramétrico, que teve custo de aproximadamente R$ 12 milhões, poderá ser utilizado para o planejamento costeiro, urbano e rural; avaliação ambiental integrada; efeito de mudanças climáticas; estudos de potencial hidroelétrico; delimitação de zonas de risco em áreas atingidas pelas enchentes e realocação de moradias; qualificação de medidas de proteção ao meio ambiente; planejamento de ocupação e de construção de estradas, entre outras finalidades.
A apresentação do material foi feita pelo Secretário Paulo Bornhausen e pelo engenheiro cartográfico da SDS, Thobias Furlanetti, que mostrou como o trabalho foi realizado. No projeto foram utilizadas três aeronaves ao mesmo tempo, que fizeram as fotografias aéreas métricas com calibragem controlada, entre 2010 e 2012. Trata-se de um sistema aerofotogramétrico e não uma câmera, uma vez que a elas são acopladas computadores, GPS de alta precisão, sistema inercial e acelerômetros, tornando possível o conhecimento preciso da posição e altitude da aeronave na hora da tomada das aerofotos. "Como as tomadas pelos aviões possuem inúmeras distorções, foi realizado o processamento das imagens e ortorretificação para que as imagens fossem corrigidas e representem a realidade", explicou o engenheiro sobre as ortofotos.
O recobrimento aerofotogramétrico foi realizado de Leste para Oeste, acompanhando a estrutura geomorfológica do Estado. O trabalho resultou em mais de 70 mil aerofotos, coloridas e em infravermelho. "O fato de Santa Catarina ter várias regiões com elevação dificultou o trabalho. As aeronaves acompanharam todo o relevo pelo Estado, para que não houvesse distorções na escala", esclareceu Furlanetti.
A conclusão do levantamento aerofotogramétrico, em janeiro de 2013, tornou Santa Catarina o primeiro Estado do país a ter restituição hidrográfica em alta precisão e base hidrográfica ottocodificada. As imagens anteriores eram de 1977 e de 1985.
Para apresentação do Programa de Levantamento Aerofotogramétrico do Estado estiveram na Fundação Cultural Camponovense os prefeitos de Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos, Celso Ramos, Monte Carlo, Vargem e Zortéa, além de representantes de entidades como a FATMA, Epagri e SDR. Cada prefeito recebeu os dados geoespaciais em um HD com o software que contém as fotos de cada metro quadrado do município.
O prefeito de Campos Novos, Nelson Cruz, agradeceu ao Secretário de Estado Paulo Bornhausen e destacou que este importante levantamento será uma grande ferramenta para o planejamento da gestão do município.
Com informações SDS/ASCOM – Prefeitura de Campos Novos .