Na tarde de quarta-feira (10), estiveram reunidas na sala de reuniões da Associação, as Psicólogas dos municípios da região para reunião para a criação do Colegiado de Psicólogas da AMPLASC.
Na ocasião a Secretária Executiva da Associação Rosane Infeld apresentou aos presentes que a formação de um colegiado produz uma visão compartilhada por todos e enriquecida pela variedade de pontos de vista facilitando assim o trabalho no dia a dia.
A criação de colegiados da Associação está sendo utilizada em vários setores, como ferramenta de gestão, visando facilitar e equacionar problemas e dificuldades de implementação de mudanças.
O colegiado propicia a construção de um ambiente organizacional que incentiva os funcionários a agirem tecnicamente como facilitadores na criação de alternativas de ações inovadoras, visando à melhoria na qualidade do serviço prestado. Além disso, pode melhorar o atendimento às demandas e necessidades internas e externas do Serviço.
Alguns pontos relevantes para a formação do colegiado foram discutidos e organizados tais como:
SELEÇÃO DOS COMPONENTES DO COLEGIADO: A escolha dos integrantes que pode se dar por indicação/eleição dentro de cada seguimento que compõe a equipe.
FREQUENCIA DAS REUNIÕES: O calendário de reuniões deverá ser acordado com os membros do colegiado, mantendo a frequência necessária em relação aos temas que precisam de discussão pelo colegiado.
DURAÇÃO DAS REUNIÕES: A duração das reuniões sugerida é de 01 hora, de forma ser produtiva e não prejudicar o funcionamento da unidade, o que pode variar de acordo com a realidade local e as pautas de discussão.
PAUTA DAS REUNIÕES: A pauta das reuniões precisa ser um misto de demandas locais e da equipe, de forma a garantir um espaço de diálogo cooperativo e de efetiva participação.
O REGISTRO DAS REUNIÕES: Sugere-se o registro de todas as reuniões em livro ata, visando disponibilizar aos que não participam do colegiado as decisões mais importantes.
O Colegiado é um espaço de discussão e pactuação, composto por um grupo de profissionais que representam a categoria/equipe que compõe o quadro de Psicólogos dos municípios , que se reúnem com o objetivo de discutir e deliberar sobre os problemas relativos à área possibilitando a divisão de responsabilidades e enriquecendo os processos de identificação de soluções coletivas para os problemas que surgem no cotidiano