O Programa Arca da Letras entregou na terça-feira, 28 de outubro, no município de Brunópolis, 02 bibliotecas para as comunidades rurais de Lageado dos Borba e Galegos. A Biblioteca Arca das Letras é um programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que começou a ser implantado no estado em 2006.
A entrega das bibliotecas foi realizada pelo Secretário Municipal de Educação Valmir José Turcatto com a Extensionista Social do Escritório Local da Epagri Marly Pereira da Luz. Os livros foram doados por parceiros como o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC) e o Banco do Brasil/Projeto BB Fome Zero.
5.399 bibliotecas
Desde 2003, quando começou a ser implantado, o Arca das Letras já instalou 5.399 bibliotecas em mais de 1.600 municípios brasileiros, com a distribuição de mais de 1,1 milhão de livros no meio rural. O número de famílias beneficiadas passa de 700 mil. Mais de 11 mil agentes de leitura foram capacitados nas técnicas de manutenção das bibliotecas e de incentivo à leitura, no controle do empréstimo dos livros e na gestão coletiva de suas bibliotecas.
Os acervos das bibliotecas rurais são formados por livros em conformidade com as necessidades e interesses das comunidades. Eles contêm materiais didáticos, literatura para crianças, jovens e adultos e livros técnicos e especializados nas áreas de saúde, meio ambiente, educação, técnicas agrícolas e de pesca. As bibliotecas também contam com publicações que orientam o exercício da cidadania, como os Estatutos da Criança e do Adolescente, do Idoso, da Igualdade Racial, do Torcedor, a Lei Maria da Penha e a Constituição do Brasil.
O MDA conta com uma rede de parceiros que integram recursos e esforços para a disseminação do livro e da leitura no meio rural. Entre eles estão o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), o Banco do Brasil/Projeto BB Fome Zero, o Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça, o Ministério da Cultura e órgãos públicos federais, estaduais e municipais. Também participam movimentos sociais e sindicais, editoras, artistas e a população urbana, que contribui com a doação de livros.
Fonte: Prefeitura Municipal de Brunópolis