You are currently viewing Saneamento Básico

Saneamento Básico

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria
SANEAMENTO BÁSICO: UM DIREITO DE TODOS 

A evolução do ser humano em seus inúmeros aspectos já é mais que visível. As novas tecnologias, a ciência, máquinas, sistemas, uma enormidade de processos que credenciam o homem como um indivíduo “bem sucedido”.

Não podemos negar que tudo isso é indispensável para o nosso desenvolvimento desde que para isso não sejamos excludentes. Se o mundo é de todos, todos têm o direito de gozar dos recursos por ele disponibilizados, mas o homem cresce sobre bases fracas e quando o alicerce é fraco, o desenvolvimento é ilusório. Para fortalecemos essas bases devemos oportunizar ao outro a oportunidade de crescermos juntos.

 Em se tratando de Saneamento Básico, já dizia desde 1948 o Artigo XXV da Declaração Universal dos Direitos Humanos, “toda pessoa têm o direito a um padrão de vida capaz […] saúde, bem estar, serviços sociais […]”. Dados da OMS, Organização Mundial da Saúde afirmam que com pequenos investimentos no saneamento básico, aproximadamente 3,5 milhões de pessoas poderiam ser salvas por ano em todo mundo.

Numa realidade mais próxima o IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em pesquisa mostrou que apenas 28,5% dos municípios brasileiros fazem o tratamento de esgoto, na mesma pesquisa Santa Catarina aparece com 16,7% dos municípios fazendo tratamento.

Se já é difícil viver sem tratamento de esgoto, imagine viver sem esgoto. Triste não, mas vivemos em um mundo que prioriza a tecnologia enquanto alguns desprivilegiados nem um banheiro digno têm para usar. Nesse contexto percebemos o quão é necessário o investimento maciço em saneamento básico, pois dar mais dignidade ao próximo só agrega valor a nossa sociedade.

 Sabendo disso e conhecendo a realidade de alguns de seus habitantes a Cidade de Monte Carlo conseguiu fundos no valor de R$ 250.000,00 (duzentos e cinqüenta mil reais), para construção de 110 Módulos Sanitários Domiciliares, destinados a famílias carentes que ainda não possuem banheiro ou que possuam sob condições subumanas. A Secretaria do Bem Estar Social informa que cada banheiro terá 3.01 m² e contará com chuveiro, pia e vaso sanitário.

É compensador ver a satisfação no rosto de uma pessoa que por fim terá onde escovar seus dentes, fazer suas necessidades fisiológicas, tomar banho, fazer sua barba, coisas tão básicas que nem percebemos.

 Dessa forma, o básico parece ser bem mais importante, do que a importância dada a ele.