Campos Novos recebe homenagem pela passagem do cenário da Guerra do Contestado na Assembleia Legislativa de SC
O município de Campos Novos foi um dos homenageados pela passagem do centenário da Guerra do Contestado em sessão especial da Assembleia Legislativa do Estado, nesta terça-feira (16/10).
A homenagem foi através da proposição do deputado Antônio Aguiar e na ocasião foi realizada solenidade alusiva a data que marcou o importante fato histórico de Santa Catarina, mais especificamente no planalto e oeste do Estado.
O centenário do início da Guerra do Contestado, conflito que a partir de 1912 perdurou por 46 meses e com sua pacificação resultou nos contornos geográficos atuais de Santa Catarina. Para receber a homenagem, o prefeito de Campos Novos, Vilibaldo Erich Schmid esteve na capital do estado nesta terça-feira.
A homenagem foi estendida a representantes de todos os municípios que sediaram episódios daquele grande embate, envolto em questões políticas, econômicas e sociais, se estendendo a Academia Catarinense de Letras, representando autores que se dedicaram ao tema, ao Museu Antropológico da Região do Contestado, que tem sede em Caçador, aos senadores catarinenses e ao governador Raimundo Colombo, principais autoridades políticas do Estado.
O conflito conflagrou uma área de aproximadamente 20 mil quilômetros quadrados e mesclou a disputa por divisas entre Santa Catarina e Paraná com sérias questões sociais envolvendo a expulsão da população e de trabalhadores de áreas laterais da primeira ferrovia que ligou o Sul ao Leste do Brasil, a Estrada de Ferro São Paulo Rio Grande. Adicionou, também, o fanatismo religioso, a partir da formação de grupos que buscavam a união pela sobrevivência e tinham a crença na salvação pela fé em monges que fizeram história na região.
O Contestado foi um episódio sangrento que resultou na destruição da maioria das vilas e pequenas cidades espalhadas desde a área da Serra e o Planalto, chegando ao Meio-Oeste, até a região de Irani. Morreram entre 5 mil e 8 mil civis, além de um contingente estimado entre 800 e mil militares, de destacamentos federais e dos dois estados envolvidos no conflito.
O prefeito Vilibaldo Schmid, agradeceu em nome dos camponovenses a homenagem prestada ao município e o reconhecimento do deputado Antônio Aguiar à história que marca Campos Novos.
Fonte: Com informações da ALESC / Prefeitura de Campos Novos.