Campos Novos tem forte atuação no Comitê da Bacia do Rio Canoas
Os Comitês de Bacias Hidrográficas são órgãos colegiados com atribuições normativas, deliberativas e consultivas a serem exercidas na Bacia hidrográfica de sua jurisdição. No caso de Campos Novos é a bacia do Rio Canoas. Dos 29 municípios inseridos na bacia do Canoas, Campos Novos é o município com a maior área na Bacia com 1316,7 Km².
O desenvolvimento econômico em ascensão traz uma série de impactos para o meio ambiente, principalmente para os recursos hídricos, interferindo diretamente na qualidade de vida de toda a população.
Uma das principais atribuições do Comitê de Bacias é promover o debate entre os atores da bacia, com representantes dos usuários (40%), sociedade civil (40%) e do poder público (20%), sobre as prioridades e as principais metas de ações para o uso sustentável dos recursos hídricos.
Campos Novos tem tido uma participação bastante atuante no Comitê, com 03 (três) entidades participantes atualmente, representados pelo: SAMAE (Eduardo Bello Rodrigues e Altamir Boff), AMPLASC (Murilo Spillere Milanez) e AEACN (Idelfonso Rochadel). Todos os representantes fazem parte da diretoria do comitê e da comissão consultiva.
"O SAMAE sempre prezou pela qualidade da água com ações voltadas para a sustentabilidade de uso dos recursos hídricos, por isso essa parceria dentro do comitê fortalece nossos interesses sob uma ótica global, pois uma poluição pontual pode ocasionar sérios agravos para outros municípios dentro da bacia", destaca o Diretor do SAMAE, Joel Francisco Fagundes.
Com informações do SAMAE