Eletrosul inaugura primeiro prédio sustentável em Campos Novos
Nesta sexta-feira (12), o prefeito Nelson Cruz, o vice Jairo Luft e os secretários municipais estiveram na inauguração do primeiro prédio sustentável de uso administrativo da Eletrosul. As novas instalações do Setor de Manutenção de Campos Novos (SC), que fica anexo a uma das maiores unidades de transmissão da empresa – a Subestação Campos Novos (525 kV) – reúnem aspectos construtivos que atendem aos conceitos de eficiência energética, conservação de energia e preservação de recursos naturais. A edificação obteve a etiqueta nível A de Eficiência em Conservação de Energia, na fase de projeto e com o prédio construído, conforme critérios do Programa Brasileiro de Etiquetagem – coordenado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
O prédio tem 560 metros quadrados de área construída, divididos em dois pavimentos. O projeto arquitetônico agrega estratégias de uso e aproveitamento de recursos naturais renováveis e redução da necessidade de uso intensivo de energia elétrica, dando assim, a essa unidade uma característica inovadora de edifício sustentável. A redução no consumo de energia e de água pode ser de até 60% e 40%, respectivamente.
Para obtenção do selo de eficiência energética, os principais critérios avaliados são a envoltória da edificação – paredes externas e telhado -, iluminação e condicionamento de ar. Na construção do prédio de Campos Novos foi priorizado o uso de materiais que garantem melhor isolamento térmico e acústico. As paredes são de blocos de concreto celular autoclavados, que oferecem mais resistência às temperaturas externas, diminuindo a necessidade de uso de equipamentos de climatização. As janelas de vidros duplos, além da isolação térmica e acústica, permitem melhor aproveitamento da luz natural. A cobertura do edifício é de telhas do tipo sanduíche – liga de zinco e alumínio com preenchimento isolante termoacústico de EPS (isopor). A inclinação do telhado permitirá a instalação de painéis fotovoltaicos. Já nos sistemas de iluminação e condicionamento foram usados lâmpadas e aparelhos com consumo reduzido de energia (selo Procel).
O prédio dispõe ainda de uma torre multifuncional, que reúne reservatório de água potável, sistema de coleta e reservatório de água da chuva (10 mil litros) e coletor para aquecimento solar da água. Para o tratamento de efluentes, foi utilizado um sistema de raízes auxiliado por uma fossa séptica de alta eficiência e um filtro anaeróbico.
"A preocupação da empresa em propiciar a segurança energética ao Brasil também está pautada na proteção e cuidado com o meio ambiente e isso se traduz nos nossos investimentos em energia limpa, nessa construção e em várias outras ações da empresa", afirmou o presidente da estatal, Eurides Mescolotto.
Foram investidos no prédio aproximadamente R$ 815 mil, incluindo a parte civil e a torre sustentável. O custo do metro quadrado da obra ficou apenas 10% acima do valor de uma construção convencional, considerando o CUB (Custo Unitário Básico) de Santa Catarina, que é de R$ 1.311,00/m2.
Durante seu pronunciamento, o prefeito Nelson Cruz parabenizou a empresa pela construção e destacou que a produção de energia representa hoje o maior retorno de ICMS em Campos Novos. Nelson ainda ressaltou o exemplo da empresa que atua no fornecimento de energia com a construção de um prédio econômico, o que representa a visão de futuro da Eletrosul.
Para inauguração do novo prédio estiveram em Campos Novos, o ex-governador Paulo Afonso Vieira, atual Diretor Administrativo da Eletrosul, Eurides Mescolotto, Presidente da Estatal, o Diretor de Engenharia, Ronaldo dos Santos Custódio e o Diretor Financeiro, Antonio Waldir Vituri.
Com informações ASCOM: Eletrosul / Prefeitura de Campos Novos