Titon assume a Assembleia e camponovenses participam da solenidade
O deputado camponovense Romildo Titon, assumiu nesta segunda-feira (3) a presidência da Assembleia Legislativa. A ascensão aconteceu após a renúncia do deputado Joares Ponticelli que cumpriu acordo firmado em 2013, que estipulou a divisão do mandato de presidente.
Romildo Titon nasceu em Tangará, mas foi em Campos Novos que descobriu a política. Eleito vereador em 1976 e 1983, prefeito em 1989, elegeu-se deputado estadual em 1994, repetindo a façanha outras quatro vezes. “Sou um homem simples, de origem simples. Nasci no dia da morte do presidente Getúlio Vargas, 24 de agosto de 1954. Meu pai nem deu bola para os gritos da minha mãe, ficou colado no radinho escutando as notícias”, contou, acrescentando que começou a vida trabalhando na roça, “carpindo, roçando, lavrando com arado de boi e carregando cesto de milho nas costas ladeira abaixo”.
Emocionado, Titon arrancou gargalhadas da numerosa plateia que acompanhou sua posse, narrando fatos da sua vida pessoal. “Na primeira eleição marquei os votos em uma caderneta, urna por urna. Fiz a soma, achei que estava eleito. Mas algum tempo depois o rádio anunciou que tinha ficado na 1ª suplência. Fui ao juiz eleitoral, chorei bastante. Ele foi bondoso comigo, mandou conferir os mapas de votação e viu o engano, fui o terceiro mais votado. Naquele momento passei a acreditar na Justiça, e acredito até hoje”, declarou.
A interiorização do Parlamento catarinense e sua transformação num espaço para os debates dos temas que interessam ao Estado estão entre as prioridades do deputado Romildo Titon, que assumiu na tarde desta segunda-feira (3) a Presidência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Em uma rápida entrevista, concedida logo após a posse, Titon garantiu que, mesmo com as eleições de outubro, os trabalhos legislativos durante sua gestão não serão prejudicados.
“Tudo será conciliado. Vamos desenvolver um trabalho com responsabilidade, independente das eleições e da Copa do Mundo. Vamos conduzir as atividades com um calendário especial, a exemplo do que já ocorreu em outros anos eleitorais”, afirmou.
Titon destacou que, entre as atividades deste ano, está a intensificação do trabalho de interiorização da Assembleia. O objetivo é proporcionar para todo o Estado, principalmente para os pequenos municípios, a oportunidade de conhecer o que o Parlamento faz. “Toda a sociedade precisa conhecer isso mais de perto”.
Com a interiorização, o novo presidente pretende transformar o Poder Legislativo num “grande fórum para debates dos principais temas do Estado”. Entre esses temas, está a divulgação do Código Ambiental Estadual, que foi adaptado ao novo código nacional no ano passado. “O agricultor tem que entender melhor o código. Vamos trabalhar na divulgação pelo interior para que todos possam ter mais segurança jurídica”.
Uma comitiva camponovense esteve na Assembleia Legislativa Catarinense acompanhando a posse do deputado. O prefeito Nelson Cruz, o vice Jairo Luft e os vereadores também participaram e junto à autoridades de todo estado, festejaram a ascensão ao cargo do deputado que representa a região meio oeste e planalto sul.
Com informações site Portal da Ilha/ ASCOM – Prefeitura Campos Novos