Secretaria de Agricultura realiza campanha de controle populacional de cães e gatos
Com o objetivo de diminuir a população canina e felina do município, e desta forma, diminuir o número de animais abandonados, maltratados, atropelados, casos de mordedura e doenças que possam ser transmitidas por esses animais, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está realizando a Campanha de Controle Populacional Animal através de castração.
A campanha se dá através da castração química dos animais machos realizadas nos sábados, nos bairros e cirúrgica das fêmeas. Para aderir à campanha, o proprietário dos animais deverá se dirigir à Secretaria de Agricultura munido de RG, CPF, comprovante de renda (até de 1,5 salários) e de residência para preencher o cadastro. Posteriormente, a veterinária da Prefeitura irá até a residência do proprietário avaliar as condições de saúde do animal para proceder com os trabalhos.
Maria Angélica Soares, médica veterinária do município e responsável pela campanha destaca que o trabalho de controle populacional de cães e gatos iniciou em 2012 e é visto pelo poder público como uma política de saúde pública. Naquele ano, a campanha abrangeu 200 animais. Em 2013, o Prefeito Nelson Cruz deu seu aval para a continuidade dos trabalhos, que seguem com total apoio da Administração Municipal.
Angélica também destaca que a castração das fêmeas, por necessitar de um procedimento cirúrgico, é realizada em uma clínica veterinária especializada, num total de 10/mês. Segundo a médica veterinária, a expectativa é que a população camponovense se sensibilize com o problema e aproveite a oportunidade dada pelo município levando seu animal para castrar sem nenhum custo. A meta é atingir 150 cães machos e 120 fêmeas neste ano.
Os bairros Integração, Sr. Bom Jesus e Pedreira já foram visitados. A próxima visita deve acontecer no bairro Aparecida, em data e local a ser marcada.