secretaria de saúde de Zortéa esteve realizando de 26 de Julho a 1º de agosto, vacinação contra hepatite B
saude
Créditos: postoBaixar Imagem
A partir da iniciativa e propostas brasileiras, a Organização Mundial de Saúde (OMS), durante Assembleia Mundial da Saúde realizada em maio de 2010, instituiu a data de 28 de julho como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Desde então, o Ministério da Saúde, por meio do seu Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde, vem cumprindo uma série de metas e ações integradas de prevenção e controle nos níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), para o enfrentamento das hepatites virais no Brasil.
Em Zortéa foram revisadas as carteirinhas de vacinação, atualização do esquema vacinal em atraso e atualizado todas as doses de vacinas do calendário básico de vacinação.
A enfermeira Juliana Tibolla enfatiza que a vacina contra a Hepatite B, faz parte do calendário básico de vacinação, passando a fazer parte das vacinas de rotina, ou seja, estará disponível para as pessoas que não estão imunizadas na faixa etária de 0 a 49 anos. Lembrando que a pessoa só fica imunizada quando tomar as três doses de vacina.
Hepatite B
A hepatite é uma inflamação do fígado, geralmente causada por vírus, mas que também pode ser provocada pelo abuso de bebida alcoólica e por reação a algum medicamento. É uma doença silenciosa, que nem sempre apresenta sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Por isso a importância do diagnóstico precoce, para prevenir doenças como o câncer de fígado e a cirrose, diminuindo também a necessidade de transplantes e internações.
A Hepatite B é transmitida pelo sangue e/ou nas relações sexuais sem preservativo. É possível pegar a doença por meio do compartilhamento de objetos como agulhas e seringas, lâminas de barbear, materiais cirúrgicos e odontológicos, materiais de manicure sem adequada esterilização ou por meio de materiais para confecção de tatuagens e colocação de piercings.
Como prevenir a Hepatite B
- Vacine-se contra a Hepatite B;
- Não compartilhe objetos como escova de dente, lâminas de barbear ou depilar;
- Usuários de drogas não devem compartilhar seringas, agulhas, cachimbos e canudos de inalação;
- Assegure-se de que os materiais usados para fazer tatuagens e piercings sejam totalmente descartáveis;
- Utilize material de manicure individual e esterilizado;
- Use preservativo em todas as práticas sexuais;