SECRETARIA DE AGRICULTURA

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

SECRETARIA DE AGRICULTURA

agricultura
Créditos: cursoBaixar Imagem

A secretaria de agricultura de Zortéa vem desenvolvendo uma série de atividades com um grupo de agricultores do município, com o objetivo de colocar em funcionamento uma unidade de transformação de frutas em geleias e doces no município.

O projeto com um montante de mais de R$ 186.000,00, está sendo apoiado pelo Consórcio Machadinho, Tractebel Energia, Prefeitura de Zortéa e pela comunidade. Também nessa parceria, o governo do estado que está financiando a construção da infraestrutura do processamento dos produtos.

No total, 64 mulheres são associadas a este projeto, sendo que 12 estão ligadas diretamente a produção das frutas e também na industrialização dos produtos. Serão produzidas geleias de figo, pêssego, pêra, kiwi, maracujá, entre outras.

Na semana que passou, este grupo de agricultoras esteve realizando uma viagem ao município de Videira, onde visitaram várias propriedades que trabalham com o cultivo das espécies que deverão ser produzidas no município de Zortéa. A programação seguida foi a seguinte: 08h30min – EPAGRI, estação experimental de Videira (visita campo experimental), pêssego, ameixa, caqui, kiwi e uva.  As 14h00min estiveram na propriedade do produtor Canisio Vieceli, localizada na comunidade de Anta Gorda onde visitaram plantação de pêra. As 16h00min visitaram uma barraca que vende produtos coloniais. As 18h00min estiveram visitando a comunidade de Santa Helena, município de Joaçaba onde é produzido figo e uva.

Todos retornaram satisfeitos e empolgados, com tudo o que viram em termos de produção de frutas em pomares implantados em pequenas propriedades.

O local onde serão produzidas as geleias e doces já foi construído recentemente, e aguarda apenas a aquisição dos equipamentos necessários para o início dos trabalhos.

A secretaria de agricultura de Zortéa vem dando todo o apoio e suporte, para que os agricultores possam participar deste projeto e assim ter mais uma fonte de renda dentro da agricultura familiar.