NOITE
Créditos: ITALIANABaixar Imagem
A secretaria de educação de Zortéa promoveu na noite de sábado dia 25 de Julho, a sua tradicional Noite Italiana, o evento foi realizado no salão paroquial do município.
Segundo a organização do evento, todas as mesas disponibilizadas foram vendidas reunindo assim um bom público.
A abertura foi feito pela secretária de educação Nilvane Wilbert, que saudou e agradeceu o público presente e logo após a prefeita em exercício Marcia Jung também agradeceu a todos pela presença e declarou aberta a 9ª Noite Italiana. Depois da abertura foi servido o jantar a base de macarrão, galinha com molho, tortéi, saladas, arroz e uma deliciosa polenta. Depois do jantar deu-se início as apresentações do grupo municipal de danças italianas.
O grupo de danças italianas de Zortéa iniciou suas atividades no ano de 1999, atualmente conta com 100 integrantes divididos nas categorias: baby, infantil, Infanto juvenil, juvenil, adulto e terceira idade sob a coordenação da professora Joseane Almeida.
Na Noite Italiana, o grupo de dança apresentou um repertório de coreografias originais da Itália e também algumas danças de projeção folclórica, mantendo sempre as principais características: alegria, vibração, harmonia e agilidade.
A categoria Baby demostrou através de coreografia, como era o inicio do namoro. Ele implorando pelo amor da moça e ela resistindo aos seus galanteios.
O grupo Infanto-juvenil mostrou a alegria e vibração das festividades italianas. O grupo infantil mostrou os serviços manuais dos italianos, as mulheres cuidando da casa e dos alimentos e os homens na fabricação do vinho. O grupo juvenil de casal mostrou uma versão diferenciada e moderna da tarantela.
O grupo da terceira idade mostrou a importância de preservar raízes e costumes culturais, exibindo trajes típicos seguindo uma proposta de manter vivo o cultivo dos costumes populares da Itália.
O grupo juvenil das meninas apresentou a coreografia de projeção folclórica “Carnevale di Venezia” que tem origem de uma antiga tradição Veneziana. Veneza é sedutora, misteriosa e inspira romantismo como um baile de máscaras.
Para finalizar as apresentações, a categoria adulta apresentou a imigração italiana, mostrando o difícil e sofrido trabalho nas lavouras e plantações.
Depois das apresentações teve início o baile, que foi animado pela família Paganine, que cantou músicas italianas e sucessos de diversos ritmos. Durante a madrugada ainda foi servido uma deliciosa sopa de agnoline.
A secretaria municipal de educação de Zortéa agradece a todas as pessoas que colaboraram para a realização do evento e a todos os presentes.