Na manhã desta terça-feira (10) gestores e trabalhadores da política de Assistência Social dos Municípios da região realizaram a última reunião deste ano na sede da entidade em Campos Novos.
As discussões dos temas propostos esteve a cargo da Coordenadora do Colegiado Social da AMPLASC, Fernanda Spironelo, que apresentou informes importantes, orientações do Colegiado Estadual, da FECAM e retorno de demandas pendentes de reuniões anteriores.
1.Programa Bolsa Família – Não atualizado cadastro, será cancelado;
2.PPCAM-SC – Em análise ferramenta de proteção a crianças e adolescentes em ameaça de morte;
3.Acolhimento Institucional e Família Acolhedora – Levantamento de dados da atual demanda;
4. Tarifa Social Água e Esgoto – Haverá sistema próprio para consulta se o usuário têm direito;
5. SIPIA CT obrigatório 02/01/2025 – Ferramenta unificada para os registros e o acompanhamento das denúncias de violações de direitos uma única plataforma;
6.Cofinanciamento Estadual 2025 – É por esse processo que o Governo do Estado repassa recursos que custeiam os serviços de proteção social. Santa Catarina é o primeiro estado do país a adotar um novo modelo que repassa recursos aos municípios por pisos, de acordo com o porte e serviços executados em cada cidade;
7. Plano de Providências – Instrumento de gestão do SUAS, conforme metas atingidas pelos Municípios;
Ainda foram informadas as dadas das conferências, seminário estadual e calendário de reuniões dos colegiados Regional e Estadual da Assistência Social. Vale destacar que o desempenho das gestões do Social de dois Municípios da AMPLASC (Abdon Batista e Zortéa) foram reconhecidos pelo Governo do Estado no “1º Prêmio SC que cuida”.
O colegiado retorna com reuniões em Fevereiro de 2025.
Fonte: ASCOM AMPLASC