O governador Luiz Henrique participou, no dia 11 de janeiro, no auditório da Epagri em Chapecó, da reunião com 126 prefeitos do Oeste do Estado para discutir as alternativas para sanar a crise da estiagem que assola a região. Apesar de cada município ter problemas peculiares, o Governo do Estado divulgou três ações emergenciais como forma de solucionar os casos mais urgentes. O Oeste, principal região produtora de grãos de Santa Catarina, já somam prejuízos que superam aos R$ 241 milhões.
As ações são: todos os financiamentos, já abertos e futuros, feitos pelo Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR), terão juros zero, passando a serem financiados pelo Fundo Social;O Governo do Estado estará disponibilizando recursos para a compra de tanques de quatro mil litros, quantos forem necessários, para distribuição de água nos municípios em estado de emergência;colocar à disposição da Secretaria de Agricultura o valor de R$ 6 milhões para providenciar a construção de fontes, cisternas e poços com perfuração de 700 metros.
Outra resolução durante o encontro foi a promessa de alteração na lei para decretar estado de emergências nos município. Por sugestão da Defesa Civil, o Governo passe de 90 dias, extensivo a 180 dias, a efetivação de emergência. Mudando o que hoje é de 45 dias extensivo a 180 dias, para evitar a grande burocracia e agilizar a ajuda.
Fonte: Assessoria de Estado de Comunicação