Aos quatro dias do mês de Abril, reuniram-se os Secretários Municipais de Saúde na sede da AMPLASC. Foram repassadas aos secretários, informações sobre o encontro de Secretários Municipais de Saúde do dia 23 e 24 de Março na cidade de Garopaba.
Durante os dois dias, discutiu-se o tema central “Pacto pela Saúde 2006 -Consolidação do SUS”. Alguns itens mereceram destaque, e nesse momento está sendo repassado aos membros do colegiado da AMPLASC.
– Todo e qualquer benefício, deve ser documentado pela assistente social, bem como fazer o estudo sócio-econômico, dando o parecer favorável ou não ao devido benefício.
– E de competência da Secretaria Municipal fornecer somente os medicamentos da farmácia básica, e aqueles que estão padronizados como medicamentos de alto custo, fazer pedido através de APAC.
– A partir de 2007, todos os hospitais passarão a ser Gestão Plena, o que nos preocupa, pois as dificuldades de internação irão aumentar.
– Nos repasses da Vigilância Sanitária, deverão ser prestadas contas de três em três meses, para a Regional de Saúde.
– Do valor repassado para cirurgias eletivas, apenas 24% foi utilizado, devido a dificuldades de encontrar médicos que realizem essas cirurgias, ex.: cataratas, varizes, amigdolas.
– O Centro Regional de Tratamento à Saúde do trabalhador, ficou instalado em Concórdia, mas é necessário aguardar documentação para encaminhamento de pacientes.
Do colegiado dos Secretários da nossa região, foi solicitado a melhoria da qualidade no atendimento do plantão no Hospital Dr. José Athanazio, e repassado os horários da equipe de médicos especialistas que atendem na AMPLASC; Urologista, Dermatologista, Ortopedista, Neurologista, Angiologista, Psiquiatra, Ginecologista e Cardiologista, sendo a consulta no valor de R$ 60,00.
Nada mais havendo a tratar, encerrou-se a reunião.